1
2
3
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar



O verão começa nesta quarta-feira (21) e a previsão é típica para a estação: dias quentes, com chuva e incidência de raios. A informação é dos meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec) e do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), ambos ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A estação começa oficialmente às 8h44. Segundo a previsão estendida do instituto, para os próximos três meses, a previsão é de um período de calor, porém dentro da média histórica, que varia entre 25° e 30° na média. Apesar disso, pode haver picos de calor, com temperaturas que ultrapassam essas temperaturas.

“Teremos este ano um verão típico, sem grandes novidades. Vamos ter calor dentro da média, apesar dos picos, e chuva dentro do esperado”, diz Renata Tedeschi, climatologista do Cptec.

A principal característica da estação são os dias mais longos e a virada brusca no tempo, com chuvas no final do dia. De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de que durante a temporada, o mês mais chuvoso seja janeiro, com 261 milímetros para o estado de São Paulo, seguido de fevereiro com 237 milímetros e, março, com 188 milímetros.

Raios
São esperadas quedas de mais de 90 mil raios durante todo o verão no Vale do Paraíba. O dado é do Elat.

Segundo os pesquisadores do grupo, o pico deve ser entre janeiro e março, quando são esperados mais de 50 mil descargas elétricas.

O número deve seguir a média do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 96 mil descargas elétricas. Segundo Osmar Pinto, coordenador do Elat, o calor é o principal fator para o aumento dos números na temporada.

“As altas temperaturas favorecem a formação dessas descargas, unidas à alta incidência de tempestades”, explicou Osmar.

 

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/12/verao-sera-quente-chuvoso-e-com-incidencia-de-raios-diz-inpe.html

 

 

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!