1
2
3
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar

Secretaria de Saúde lembra a todos que a vacina contra a gripe é fundamental e já está disponível para a população em geral

É fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de se vacinarem, principalmente, durante os meses de março a setembro, período que os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. Importante ressaltar que a vacina demora cerca de 15 dias, após ser aplicada,  para fazer efeito.

O ar mais seco facilita o aumento da poluição e a proliferação de vírus, o que, consequentemente, contribui para elevar a frequência das infecções das vias respiratórias.
No inverno, as infecções respiratórias são as vilãs dessa estação e muitos sofrem com as mais comuns, como sinusite, otite, pneumonia, gripe, resfriado, rinite, asma, amigdalite, bronquite… Os sintomas são muito semelhantes, como, coriza, dores no corpo, tosse, febre e mal-estar geral, por isso, uma avaliação médica é fundamental para um diagnóstico assertivo. Evitar ambientes fechados com pessoas doentes, lavar as mãos e proteger a boca ao tossir, são atitudes que podem prevenir o contágio.  Você sabia que é mito dizer que: andar descalço, dormir com o cabelo molhado, tomar sorvete, beber água gelada, abrir geladeira, pegar chuva e ficar no sereno, entre outras coisas, são desencadeadores das doenças de inverno? Isso mesmo, mais mito que verdade, pois tudo que irrita as mucosas predispõe a infecções: alergias e mudanças climáticas, por exemplo.

Uma atitude e erro comum nesse período, é a automedicação. As pessoas vão às farmácias e se entopem de remédios, sem orientação médica. Enfim, um grande risco, pois podem mascarar um quadro crítico severo. Não se automedique, procure sempre uma avaliação médica, ele saberá o que você pode e deve tomar. Na saúde segurança é fundamental.
As alergias aumentam no inverno porque há maior circulação de vírus, por isso a importância de se tomar a vacina para gripe.

As crianças de até 5 anos sofrem mais nesse período, por causa do sistema imunológico imaturo, e o idoso também, porque é mais frágil, não se alimenta bem e a maioria  não toma água o suficiente.

A gripe é a maior vilã do inverno. Causada pelo vírus Influenza, apresenta quadro clínico mais complexo que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e tosse. Na gripe, os sintomas aparecem subitamente, ao contrário do resfriado, no qual eles surgem gradualmente. O modo de transmissão é igual ao do resfriado e o tempo de doença costuma ser de até duas semanas.

É a gripe que apresenta a maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio vírus ou outras bactérias oportunistas. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que, depois do contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. As recomendações para reduzir o contágio são evitar locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão, manter a janela do transporte coletivo aberta mesmo em dias mais frios, para a circulação de ar, e descartar corretamente no lixo os lenços de papel.

 

Fonte:http://www.lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/2017/07/18/secretaria-de-saude-lembra-a-todos-que-a-vacina-contra-a-gripe-e-fundamental-e-ja-esta-disponivel-a-populacao-em-geral/

 

 

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!