1
2
3
4
5
 
 
 
24 horas no ar
Início: 00:00 - Término: 23:00
Com: Ricardo Torres
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
Ouça rádios online no seu celular ou tablet. Disponível para Android e iOS.
 
publicidade lateral
 
Uma grande rádio, de um grande ser humano. Cada um doa o que tem de melhor. Parabéns!...
juvenal rodrigues da silva filho - mauá/São Paulo
05/09/2018 - 19:09
Resposta: Muito obrigado, é um privilégio participar dessa evolução do rádio.
-----------------------

MUITO LEGAL!!!!!!!!!!! MUSICAS TOP VAI PALMEIRAS vote nulo 2018...
FELIPEM - MAUA/SÃO PAULO
17/01/2018 - 14:23
Resposta: Obrigado Felipe
-----------------------

Cara, que rádio dahora toca todo tipo de musica eu gostei, parabéns!...
Vitor - Mauá/SP
02/11/2017 - 4:30
Resposta: Obrigado, seja bem vindo!
-----------------------

Parabéns pela programação, ta muito legal e interativa!...
Valdo Rocha - Mauá/São Paulo
01/09/2017 - 10:51
Resposta: Obrigado, valdo rocha aprendi com o melhor.
-----------------------

PAREBÉNS PELA RADIO,SUSESSO...
Flavio - maua/são paulo
08/12/2016 - 18:15
Resposta: Muito grato
-----------------------

Parabéns, Ricardo, muito sucesso! Que Deus te abençoe!!!...
bianca caroline da silva - MAUA/Solteiro
29/11/2016 - 12:13
Resposta: Muito grato bia, desejo tudo em dobro pra você
-----------------------

Oi Ricardo estou curtindo a radio muito amei susseso bjs...
Antonia - mauá são paulo/sp
23/06/2016 - 0:44
Resposta: Que bom que esta gostando, muito grato!!!
-----------------------

Parabéns Ricardo, ta bem legal a sua rádio....
Renan Rozinelli - Mauá/São Paulo
16/02/2016 - 21:26
Resposta: muito grato Renan
-----------------------

Legal sua rádio Ricardo, estou escutando nesse momento, músicas bonitas !...
Marta / PORTAL - Mauá/SP
10/02/2016 - 22:21
Resposta: muito grato, musica bonita é musica boa, e aqui na SCW nos prezamos por músicas boa
-----------------------

Parabéns Primo. É apenas o primeiro passo. Muito legal sua rádio. SUUUUCESSSOOOOO......
JOTTA - Mauá/SP
11/01/2016 - 23:17
Resposta: Obrigado primo
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



JARDIM ANCHIETA Antiga área da família portuguesa Caribé, em 1957, o nome foi dado pelo loteador Orlando Bocater com objetivo de homenagear o padre jesuíta José de Anchieta.

 

VILA ASSIS BRASIL Em 1927, a família portuguesa Caribé, sócios e acionistas da Sociedade Predial, adquiriram a propriedade nas áreas relacionadas à Vila Assis e Jardim Anchieta. O nome foi dado em homenagem ao general gaúcho Assis Brasil.

 

VILA AUGUSTO Os antigos loteadores da vila, Augusto Saider, Alonso Vasconcelos Pacheco, Luiz Gonzaga de Camargo Aranha e João Aranha Neto, resolveram conceder a homenagem a um dos primeiros corretores de imóveis da região, Augusto Walendy.

 

VILA BOCAINA A palavra Bocaina significa vale, ou depressão numa serra. A denominação refere-se à grande Fazenda Bocaina, que se estendia por terras que hoje compõem parte de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Mauá e Santo André. No século XIX, a fazenda pertenceu à família do Capitão João José Barbosa Ortiz, juiz de paz de São Bernardo do Campo; Capitão João é, hoje, uma das principais avenidas de Mauá. Por volta do ano de 1922, parte da fazenda foi vendida e assim iniciou-se um processo de loteamento urbano, dando origem à Vila Bocaina, ao Jardim Zaíra, Núcleos Pajussara e Tabajara, e outros bairros e sub-bairros importantes.

 

CAPUAVA Está relacionado ao termo Capuaba que, em tupi-guarani, significa terreno limpo para roça. A Fazenda Capuava, vizinha da Bocaina, estendia-se pelos atuais municípios de Mauá e Santo André, e pertenceu à família do Capitão João.

 

JARDIM ORATÓRIO Nome derivado do latim oratiu, nicho ou armário com imagens religiosas, ou capela doméstica. Oriunda da Fazenda do Oratório, que também se estendia por Mauá e Santo André, esta área foi ocupada intensamente logo após a abertura das avenidas João Ramalho e Papa João XXIII, por trabalhadores que procuravam moradias baratas, já escassas em municípos próximos, nos quais o planejamento urbano aumentava as exigências e custos das construções. Estatística do IBGE registra 1793 moradores no ano de 1981; no ano seguinte, com incentivo da Prefeitura através do decreto 2913/1982, o número de moradias era de 2393, e de 4479 em 1986, sem contar com serviços urbanos aceitáveis. Em 2012, a população, estimada em 25771 pessoas, concentrava-se em áreas altas e baixas servidas por 109 vielas e ruas. Nos anos recentes, este bairro passou a merecer cuidados especiais da Prefeitura e urbanização, ainda incipiente devido às dificuldades decorrentes da alta concentração demográfica e da topografia acidentada.

 

JARDIM ZAÍRA Chafik Mansur Sadek, responsável pelo loteamento iniciado em 1952, deu ao bairro o nome de sua mãe, Zaíra. Na área, banhada pelo rio Corumbê, Chafik também produzia tijolos e telhas, oferecidos gratuitamente aos compradores dos lotes.

 

JARDIM MAUÁ Nome concedido para homenagear a cidade de Mauá.

 

JARDIM MIRANDA AVIZ (HOJE, ERRONEAMENTE DITO D’AVIZ) Nome dado pelo seu loteador Adelino Augusto de Miranda Aviz.

 

JARDIM MARIA ENEIDA Nome do loteamento do Quinhão A do Núcleo Pajussara (*), propriedade originalmente do Major Luiz Silva de Miranda Aviz.

 

JARDIM NILZA MIRANDA Nome do loteamento do Quinhão B do Núcleo Pajussara(), propriedade originalmente de João Abrantes de Carvalho e esposa Nilza Miranda Aviz de Carvalho.

 

JARDIM HÉLIDA Nome dado pelos loteadores, Hélio dos Santos e Nereu Zabolli, ao Quinhão C do Núcleo Pajussara(*), propriedade originalmente de Roberto Behn de Aguiar e sua esposa Lucy Miranda Aviz de Aguiar.

 

(*) PAJUSSARA Nome de origem indígena, significa muito grande, de grande corpo e estatura. O Núcleo Pajussara (com ss, grafia da época) era um terreno de 379.581,06m2 , parte da Fazenda Bocaina, comprado por Adelino Augusto de Miranda Aviz, na primeira metade do século XX, quando também construiu o Jardim Miranda Aviz. O loteamento do Núcleo Pajussara encontrava-se em fase de projeto quando o Sr. Adelino faleceu. Partilhado em quatro quinhões, um para cada herdeiro, no ano de 1953, o Núcleo deu origem aos jardins Maria Eneida, Nilza Miranda e Hélida, porém o último, o Quinhão D, com 105.719m2, não chegou a ser loteado, devido ao falecimento prematuro do herdeiro Eduardo Alberto Miranda Aviz. Delimitado pelas ruas Angelim Milanês, Rubens Nunes Campos e Estrada do Luzitano, o Quinhão D encontra-se ocupado, mas não regularmente loteado nem plenamente urbanizado, e toma emprestado o nome do seu vizinho Jardim Luzitano.

 

BAIRRO FEITAL Com o significado de terra agrícola cansada, o Sítio Feital foi loteado no final dos anos 1950, e a venda dos lotes foi desenvolvida pela filha do proprietário, Benedita Franco (ou Branco) da Veiga, nome de importante via do bairro.

 

VILA CARLINA Homenagem à avó de Maria Elizabete Dinis Queiroz que, na época, era responsável pela área.

 

JARDIM CERQUEIRA LEITE Nome concedido ao proprietário José Cândido Cerqueira Leite da fábrica homônima, produtora de isoladores, em funcionamento de 1937 a 1970. Na época, era responsável também pelo loteamento do Jardim Adelina.

 

JARDIM ESPERANÇA Loteadores José Moreira e Esperança de Oliveira Saavedre.

 

JARDIM ESTRELA Loteadores Manoel Tavares Estrela e Décio Fernandes Alonso.

 

VILA FALCHI Nome dado pelo imigrante italiano Pedro Falchi, proprietário da fábrica de chocolates Falchi, em São Paulo, e da chácara, em Mauá, onde se dedicava ao cultivo de uva e outras frutas, e à criação de coelhos.

 

VILA FAUSTO NEVES MORELLI Área loteada a partir de 1958 pela família Morelli, proprietária também das áreas dos atuais Jardim São Jorge e Jardim Mercedes.

 

JARDIM HAYDÉE Homenagem a Haydée Pedroso, filha de Maria Queiroz Pedroso (Mariquinha), feita pelo marido, Cícero de Campos Póvoa, loteador do bairro em 1959.

 

JARDIM SANTA LÍDIA Nome dado pelos irmãos Prado, loteadores do bairro, à mãe, Lídia Prado.

 

VILA MAGINE Propriedade dos herdeiros de André Magine. No século XIX, no local extraía-se caulim, matéria prima para a fabricação de louças.

 

VILA NOÊMIA Noêmia era filha de Maria Queiroz Pedroso (Mariquinha).

 

PARANAVAÍ Nos anos sessenta, o nome foi dado pela Paraná Empreendimentos Imobiliários Ltda, observando que a grande maioria dos moradores era proveniente da cidade de Paranavaí, estado do Paraná.

 

JARDIM PEDROSO Loteadores Décio de Assis Pedroso, Carlos Campos Póvoa e Noêmia Pedroso Bueno.

 

SALGUEIRO Nome do bairro foi dado em homenagem a João Martins Salgueiro, dono de olaria no local, nos anos 1940.

 

SERTÃOZINHO Antigo sertão dos alemães ou dos Beber, sobrenome de família proprietária de terrenos na localidade.

 

JARDIM SÍLVIA MARIA Filha de Raul Ferreira de Barros, proprietário da antiga fazenda Oratório.

 

JARDIM SÔNIA MARIA Filha de Raul Ferreira de Barros proprietário da antiga fazenda Oratório.

 

VILA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS Esta foi, também, parte da Fazenda Bocaina. Seu proprietário, Carlos Martins Rocha, pretendeu aqui implantar uma fábrica irmã da que possuia no Rio de Janeiro, chamada Produtos de Lã Nossa Senhora das Vitórias. A pretensão não se consumou devido à instalação, nas proximidades, de uma fábrica de produtos químicos que geraria emissões tóxicas, porém o nome persistiu na área posteriormente ocupada.

 

JARDIM GUAPITUBA Com o nome originário do tupi, significando grande quantidade de aguapés, já reconhecido pela paroquia de São Bernardo, em meados do século XIX. Este sítio ganhou um posto telegráfico, naquela época, ao lado da estrada de ferro SPR, porém a estação de trens Guapituba foi implantada em 1983.

 

O sítio foi loteado nos anos 1970, oferecendo “lotes de alto padrão, situação privilegiada, longe da poluição, cercado por imenso bosque”. De fato, ao lado está o Parque Ecológico Guapituba, uma grande área protegida.

 

Próximo da divisa com Ribeirão Pires, o bairro tem como acessos principais a Avenida Capitão João e a linha 10 da CPTM.

 

PARQUE SÃO VICENTE Conta-se que Vicente de Paula de Almeida Prado adquiriu, por 35 mil réis, em 1935, 50 alqueires de um grande sítio, e nessa área autorizou a família Bozzato a plantar eucaliptos, que geravam a lenha consumida nos fornos da Cerâmica São Caetano e outras indústrias da região. Vicente comprou mais duas áreas adjacentes, constituindo a Fazenda Capitão João, que se transformou em área urbana e teve seu loteamento aprovado em 1963, sendo loteadora a Almeida Prado S.A. – Comissária e Exportadora. O nome Parque São Vicente seria, em parte, homenagem ao proprietário da área.

 

Texto baseado em informações de obras de historiadores mauenses, da Wikipédia e da página www.mauamemoria.com.br

 

Fonte: http://pajuamigo.com/bairros-de-maua-voce-conhece-origem-do-seu-bairro/

 
contadores de visitas
 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
01   LUCAS VIDOTTE
Daqui Pra Frente
02   JORGE & MATEUS
CHEIROSA
03   LUCAS VIDOTTE
Serenata no Empire State
04   IVETE SANGALO
O Doce Acústico Em Trancoso
05   IZA
Quem Sabe Sou Eu
06   SELENA GOMEZ MARSHMELLO
Wolves
07   BEZERRA DA SILVA
CANDIDATO CAÔ CAÔ
08   JOãO NETO E FREDERICO PART MC KEVINHO
Cê Acredita
09   TYGA
Feel Me feat Kanye West
10   BRUNINHO DAVI - FT LUAN SANTANA
E Essa Boca Aí
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 
Ouça agora nossa rádio no celular ou tablet
 
Listen on Online Radio Box