1
2
3
4
5
 
 
 
BOM DIA GOIÁS
Início: 05:00 - Término: 08:00
Com: JOSUÉ FRANCISCO
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
« Voltar

Órgão pede que cadeia remova presos excedentes ao número máximo permitido de 40. Rebelião viabilizou fuga de nove detentos; cinco foram recapturados.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) realizou uma visita no Presídio de Jussara, no noroeste goiano, e pediu que o local seja parcialmente interditado imediatamente por meio de ação cautelar, nesta quinta-feira (27). A medida foi tomada após uma rebelião deixar quatro presos mortos e viabilizar a fuga de outros nove detentos.

Conforme divulgado pelo MP-GO, a ação quer limitar o número de presos a 40, que seria a capacidade máxima da cadeia. Conforme apurou a TV Anhanguera, 77 detentos estavam no local no momento da rebelião. A proposta é que esta interdição ocorra até que seja feito pedido de reforma da unidade.

O órgão solicitou ainda que os reeducandos ameaçados sejam transferidos imediatamente para outras unidades. O mesmo foi solicitado para presos com mandados de outras comarcas e daqueles que extrapolam a lotação permitida da unidade.

A Superintendência de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que cinco reeducandos já foram recapturados, três deles horas após a revolta, e outros dois nesta quinta-feira. Conforme o comunicado, as forças de segurança do estado seguem em busca dos demais foragidos.

Já em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, foram registradas cinco mortes e 35 detentos se machucaram após um tiroteio dentro da Penitenciária Odenir Guimarães. O caso ocorreu em 23 de fevereiro deste ano.

O atual superintendente da pasta, tenente coronel Newton Castilho, afirmou em entrevista à TV Anhanguera que devem ser reforçadas ações de inteligência e que novos agentes prisionais aprovados em concursos serão convocados.

“A população de Jussara pode ficar tranquila que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão diligentes nesta situação. O próprio sistema penitenciário também”, afirmou.

 

Motim

 

A rebelião ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (26). Segundo a Seap, os presos se revoltaram enquanto a janta era servida. Eles renderam os três agentes que estavam de serviço, destruíram a sala da direção do presídio e o único carro da penitenciária.

Ainda segundo a corporação, as armas dos agentes foram levadas pelos fugitivos. Além dos mortos e foragidos, outros três detentos tiveram ferimentos leves.

 

Questão ‘recorrente’

 

O presidente da comissão de segurança da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Edemundo Dias, ressalta que o problema com rebeliões não se limita a Jussara. Segundo ele, há casos similares em outras cidades do estado.

“Nós vamos avaliar e encaminhar solicitações de providências principalmente para o governo do estado. [O problema] não é só em Jussara. Isso está acontecendo de maneira recorrente em vários outros lugares do estado”, afirmou.

O presídio de Guapó, no dia 30 de maio deste ano, foi alvo de uma explosão que viabilizou a fuga de 11 presos, após destruir uma casa e deixar a moradora do local ferida. Na época, a população relatou medo e insegurança por morar na região.

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   RACYNE E RAFAEL
Em suas mãos
02   SOM DE FACULDADE
Xiu
03   Zé RICARDO E THIAGO
04   LAUANA PRADO
Um Sonhador
05   BRENDO SALES
Pai da Bagaceira
06   DIEGO E VICTOR HUGO
Beijo de Glicose
07   BRENO REIS E MARCO VIOLA
Comitiva do Tião
08   ANDREZA
Película de Vidro
09   JADS E JADSON
Letras Garrafais
10   PAULO PIRES
Pra te Chamar de Namorada
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!