publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar





Promovido pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), e o Conselho Estadual de Saúde (CES), o 2° Fórum em Saúde Mental aconteceu nesta terça-feira, 16, em Aracaju. O objetivo do encontro foi discutir melhorias e a sustentabilidade dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
De acordo com Heitor Freitas de Andrade, coordenador do evento e representante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), a luta antimanicomial norteou os debates do fórum. "Por isso resolvemos trazer o tema CAPS: que lugar é este? É de uma importância vital que a gente continue demonstrando à sociedade a necessidade desse dispositivo ser realmente substitutivo aos manicômios", afirmou.
A coordenadora estadual da Rede de Atenção Psicossocial,  Renata Roriz, enalteceu a iniciativa para o diálogo e o debate sobre o tema. "O CAPS é um equipamento infinitamente melhor em relação ao que a gente tinha antes da reforma psiquiátrica. Precisa e pode trazer melhores resultados, mas ele por si só já é um grande avanço dado às pessoas portadoras de transtornos mentais. Qualquer iniciativa é melhor que o manicômio", disse.
Representando a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), o professor Geraldo Freitas disse que o órgão está sempre disposto a contribuir com a Rede de Atenção Psicossocial. "A gente veio para ver o que podemos absorver para melhorar. A secretaria está aberta para ver novos horizontes e já estamos tentando com o Ministério Público operacionalizar nessa área com a maior eficiência possível", frisou.
O evento também contou com a presença do Defensor Público Geral do Estado, Jesus Jairo Almeida de Lacerda, que parabenizou a iniciativa no sentido de encontrar melhorias para os centros. "Um momento de ampla discussão para sairmos daqui com ideias novas. Esperamos com esse fórum gerar melhorias para os CAPS", observou.
Rita de Cássia é membro da Associação dos Usuários da Saúde Mental do Estado de Sergipe e, segundo ela, fazendo parte da entidade, realiza várias visitas aos CAPS. “Sabemos que é preciso melhorias. Mas as coisas vão melhorando na medida do possível", comentou.  
O fórum buscou o diálogo entre gestores públicos, profissionais e sociedade com a intenção de continuar a construção de uma Rede de Atenção Psicossocial ainda mais fortalecida. O evento contou com palestras da psicóloga e integrante da equipe técnica da Rede Estadual Anuska Barros e da também psicóloga e vice-presidente da Federação Nacional dos Psicólogos Fernanda Magano.
Participaram do evento o coordenador da Escola Técnica do SUS em Sergipe (Etsus-SE), representando a Funesa, Alessandro Augusto Soledade Reis, o vice-presidente do CES, Eduardo Ramos Gomes, e a psicopedagoga Maria das Graças, representando a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).
 
 
 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral