publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



No último dia 18 de agosto, a Banda Los Guaranis tornou-se oficialmente Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Lagarto, após a Câmara Municipal de Vereadores aprovar por unanimidade o Projeto de Lei n° 35/2017, de autoria do ex-vereador Itamar Santana (PPS) e o Prefeito de Lagarto sancionar a Lei nº 750. A outorga do título ocorreu após 54 anos de existência do grupo musical.

Los Guaranis foi sucesso nos anos 60, 70, 80 e 90

“Esse título é bem merecido, porque nós levamos o nome de Lagarto para todo o estado de Sergipe e para o nordeste. Por isso que esse título foi muito bem pensado. No começo a gente somente fazia shows dentro no nosso estado, até ampliarmos o nosso repertório e o sucesso chegar. Com isso, nós passamos a percorrer o nordeste apresentando a nossa música”, comentou Cícero Mendes, integrante da Banda Los Guaranis há 50 anos.

Para Elizabete Machado, popularmente conhecida por Dona Menininha, autodeclarada fã da Banda Los Guaranis, a concessão do título tardou demais. “A Câmara não fez mais que a sua obrigação, porque uma cidade sem uma banda é o mesmo que um cemitério. Agora eles devem fazer o mesmo com a Filarmônica Lira Popular de Lagarto, que já tem seus 90 anos”, acrescentou Menininha.

Fundada em 1963, com o nome de Conjunto Guarani, a banda foi o resultado da união de amigos apaixonados por música que, posteriormente, depois de sofrerem influência de grupos famosos da época, a exemplo de Los Mexicanitos, a nomeou de Los Guaranis, a qual fez sucesso nas décadas de 60, 70, 80, 90 e que até hoje viaja o nordeste apresentando um repertório voltado para todas as gerações.

Uma das primeiras fotos do grupo que deu origem a Banda Los Guaranis (Foto: Fanpage Los Guaranis)

Grupo que deu origem a Banda Los Guaranis (Foto: Fanpage Los Guaranis)

Durante as primeiras décadas de existência, a Banda Los Guaranis possuía uma agenda média de 20 shows por mês, chegando a dividir a sua história com artistas como  Roberto Carlos, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Mas com o passar do tempo e chegada de novos grupos musicais, a agenda de shows da banda baile reduziu-se a uma média de cinco shows mensais.

Banda Los Guaranis completou 50 anos recheado de homenagens

Há quatro anos, a Banda Los Guaranis completou 50 anos recebendo várias moções de congratulações, a exemplo daquela entregue pelo Iate Clube de Sergipe. Dois anos depois, músicos da respectiva banda receberam menções honrosas no Corredor Cultural Wellington dos Santos.

Vale lembrar que em 2013, a Banda Los Guaranis festejou os seus 50 anos com um show realizado no Parque de Eventos Zezé Rocha, em Lagarto.

 

POR: Lagarto Noticias

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral