publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Nesta sexta-feira (20), o Centro Lagartense de Equoterapia está realizando uma aula inaugural em comemoração ao mês das crianças e ao novo espaço de funcionamento. Desde fundado, o centro funcionava no Tiro de Guerra, mas há 45 dias passou a funcionar no Parque de Exposição Nicolau Almeida, uma conquista muito grande, segundo Josivaldo, pois agora dispõem de mais espaço e conforto. A Aula iniciará por volta das 9h da manhã e diversas atividades serão desenvolvidas. Uma excelente oportunidade para conhecer mais o projeto.

O Centro Lagartense de Equoterapia é uma iniciativa do vereador Josivaldo Alves dos Santos, mais conhecido como Josivaldo dos brinquedos. O Portal Lagartense conta como iniciou esse projeto que hoje comemora seus 8 anos e beneficia mais 70 de crianças com deficiência.

O Sr. Josivaldo revelou qual foi sua fonte de inspiração. O seu filho Gustavo, que hoje tem 10 anos de idade e é autista. Enfrentando a dificuldade de ter um filho especial, há mais de 8 anos atrás, Josivaldo assistiu uma reportagem no Programa Globo Rural que mencionava sobre a equoterapia e descobriu que essa terapia poderia ajudar o seu filho a se desenvolver mais. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza os benefícios do cavalo no desenvolvimento de crianças com deficiência e existe no brasil há mais de 20 anos.

Josivaldo dos Brinquedos e seu filho, GustavoJosivaldo dos Brinquedos e seu filho, Gustavo

Josivaldo já trabalhava com brinquedos e realizou um evento em uma escola do município, com o intuito de arrecadar dinheiro para comprar um animal. Dito e feito! Conseguiu arrecadar o suficiente para comprar um cavalo, buscou apoio da prefeitura, reuniu mais três crianças com deficiência e assim o Centro Lagartense de Equoterapia passou a funcionar.

A fisioterapeuta Nariane Oliveira que faz parte do centro, nos explicou como se dá o processo terapêutico.

“Assim que a criança dá entrada no centro, nós trabalhamos inicialmente com a adaptação. Tem crianças que de início já querem fazer a montaria, outros não, então nós trabalhamos o praticante até o momento ideal. Em seguida, vamos pra fase da montaria com mediador, em alguns casos, o mediador é lateral, acompanha o praticante ao lado, em outros, o mediador acompanha na montaria. Enfim, a condução da terapia depende do diagnóstico do praticante. Aqui nós temos crianças autistas, com paralisia cerebral, com Mielomeningocele, temos paraplégicos, crianças com Síndrome de Down, Síndrome de Rett. Cada protocolo vai de acordo com o praticante, sempre enfatizando o movimento cinesioterapêutico em que o cavalo proporciona para o praticante, que é o principal fator no tratamento. A terapia, é conduzida para quebrar o padrão patológico.”

Na medida em que os pais foram visualizando um excelente desempenho em seus filhos, o Centro foi crescendo e adquirindo novos integrantes. Nos dias atuais, as 73 crianças de diversos municípios que fazem parte do projeto, deixam Sr. Josivaldo orgulhoso de sua ação.

O centro funciona com o apoio da prefeitura municipal no que diz respeito a manutenção dos profissionais, os pais dos associados contribuem com um valor simbólico de R$ 40,00 mensais para a alimentação dos animais e com o apoio de voluntários, que é o caso de Sr. Josivaldo que doa os animais, sua mão de obra e seu amor, para manter o funcionamento do centro esses 8 anos.

O centro possui 5 animais e capacidade de 80 crianças. Ainda estão recebendo inscrições. Para fazer parte os interessados devem procurar a secretaria, localizada no Parque de Exposição Nicolau Almeida e apresentar os seguintes documentos:

  • Laudo médico concedido por um neurologista
  • Rg e CPF da criança e dos responsáveis
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de Residência

Confira algumas fotos da visita do Portal Lagartense ao Centro

Por Ane Lisboa do Portal Lagartense

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral