publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



O Sistema Único de Saúde (SUS) pode contar, agora, com mais 45 profissionais bem qualificadas para atuarem ou continuar atuando na rede. Isso porque o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), formou, nesta terça-feira, dia 7, duas turmas do Curso Técnico em Enfermagem e uma turma do Curso Técnico em Prótese Dentária, ambos da Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS/SE), gerida pela Funesa.


A solenidade de colação de grau aconteceu no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto e contou com a presença do diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SES, Lavínia Aragão, do coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Cleverson Trento, e da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Luciana Boamorte, além das representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Além de abrir e encerrar a solenidade oficialmente, Adriel Alcântara, em seu discurso, destacou a educação como um pilar importantíssimo para Funesa. “O processo de ensino/aprendizagem está na origem da nossa Fundação. E tudo que diz respeito a isso é fundamentalmente importante no nosso dia a dia de trabalho. Mais há uma coisa que me deixa ainda mais feliz por isso, que é ver a formação de pessoas que eu sei que vão doar aquilo que puderem para realizar um trabalho digno, honroso e humano. Estamos formando turmas por uma escola de saúde pública voltada para o SUS”, frisou.

De acordo com o coordenador da ETSUS/SE, Alessandro Soledade Reis, a formação dos discentes que passam pela escola é voltada para sua totalidade, principalmente no que diz respeito à humanização. “Essa é a quarta turma que estamos formando dessa primeira leva. Como a gente costuma dizer na escola, é a formação técnica para além do tecnicismo. A Funesa e a ETSUS se preocupam em estar construindo conhecimento com os alunos. Se preocupam com esse sujeito, cidadão, inserido nesse contexto social”, explicou.

Para Iracele Santa dos Santos Teles, formada no Curso Técnico em Enfermagem, a qualificação traz boas e novas perspectivas na vida profissional.“A maioria dos discentes do Curso de Enfermagem já trabalha na área da saúde, como Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Auxiliares de Saúde Bucal. Eu fiz o concurso para o Hospital Universitário de Lagarto, que é a nível federal, então é uma oportunidade de uma grande mudança de vida”, revelou.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral