publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Após uma semana de reuniões, Seul e Pyongyang anunciam que formarão sua primeira equipe olímpica conjunta e que atletas de ambos os países desfilarão juntos em cerimônia de abertura, carregando bandeira pró-unificação.Num raro encontro bilateral, as duas Coreias concordaram nesta quarta-feira (17/01) em formar uma equipe conjunta de hóquei no gelo feminino para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, a serem disputados na cidade sul-coreana de Pyeongchang em fevereiro.


Esta será a primeira equipe olímpica composta por atletas de ambos os países, configurando um marco na história das relações esportivas entre as Coreias e um importante passo rumo à distensão nas relações políticas.

Seul e Pyongyang também anunciaram que seus atletas desfilarão juntos na cerimônia de abertura, carregando a bandeira de uma "Coreia unificada" que mostra a Península Coreana não dividida, segundo declarações dos negociadores dos dois lados, após o encontro.


A bandeira da unificação coreana, que mostra a silhueta da península e sua ilhas em azul, foi usada pela primeira vez no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 1991. Ela foi exibida numa série de eventos esportivos desde então, pela última vez nos Jogos de Inverno de Turim, na Itália, em 2006.


A estratégia de Kim ao oferecer diálogo à Coreia do Sul


Após uma semana de reuniões em Panmunjom, na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países, a Coreia do Sul concordou ainda em enviar seus atletas para o resort de esqui Masikryong, no Norte, para treinarem antes dos Jogos de Pyeongchang.


A delegação olímpica norte-coreana é formada por cerca de 550 membros - incluindo 230 animadores de torcida, 140 artistas e uma equipe de 30 pessoas para uma demonstração de taekwondo. Eles viajarão por terra, passando por Kaesong, que fica às margens da principal estrada entre Pyongyang e Seul, e devem chegar ao país vizinho em 25 de janeiro.


"Olímpiadas da paz"


Na semana passada, a Coreia do Norte havia concordado em enviar uma deleção aos Jogos de Inverno, a serem realizados entre 5 e 25 de fevereiro a apenas 80 quilômetros da zona desmilitarizada que divide a península coreana.


Em meio às tensões internacionais provocadas pelo programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, Seul vinha tentando há tempos promover os jogos como "Olimpíadas da paz".


Três representantes dos governos de cada um dos países participaram das reuniões em Panmunjom, e os resultados serão agora discutidos por ambos os países com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Durante as recentes reuniões bilaterais, a Coreia do Norte também informou à Coreia do Sul que reabriu uma de suas linhas de comunicação militar com o país vizinho.


As duas Coreias são separadas pela fronteira mais militarizada do mundo desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. O raro encontro entre ambos os lados foi organizado depois que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pressionou por melhores relações com Seul e sinalizou uma abertura para diálogo em seu discurso de Ano Novo.


As tensões na península coreana aumentaram com o impulso dado pela Coreia do Norte a seu programa de armas nucleares no ano passado - conduta que viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Críticos veem as conversas entre Seul e Pyongyang como uma tentativa de Kim de distanciar a Coreia do Sul dos Estados Unidos.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral