Programação Normal
PlayList
 
 
 
 
 
« Voltar



Comandante da Capitania dos Portos visita a Semict e participa de reunião com barqueiros da Orla Pôr do Sol
Na tarde desta quinta-feira, 8, o novo comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, o capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, acompanhado pelo primeiro tenente Vandré Melo, fez visita de cortesia ao secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana. No encontro, foram debatidos assuntos de interesse comum entre a municipalidade e a Capitania dos Portos relacionados com o turismo aquático.


Jorge Santana convidou os oficiais a participar de uma reunião com representantes dos barqueiros e embarcações que fazem o transporte aquaviário na região do Mosqueiro. Na pauta, o ordenamento das atividades na área – compreendendo a Orla Pôr do Sol, Croa do Goré, Ilha dos Namorados e Viral -, em razão da presença, por vezes simultânea, de banhistas, catamarãs, lanchas, barcos pesqueiros, pranchas de stand-up paddle e jet ski, oferecendo riscos a banhistas e conflitos entre as diversas embarcações e equipamentos de entretenimento náutico.


O comandante Alessandro Black explicou a todos a competência da Capitania dos Portos quanto às questões de fiscalização das embarcações e dos seus condutores, revelando que, desde sua posse, tem feito permanentes visitas na área para conhecer os problemas envolvendo embarcações, banhistas e equipamentos náuticos de entretenimento. “Me causou preocupação a questão do ordenamento, ou seja, o uso do espaço com lanchas, pranchas de surf e banhistas”, destacou.


Jorge Santana explicou os limites de atuação da gestão municipal na fiscalização náutica, devido a ausência de legislação específica, e pediu ao comandante da Capitania dos Portos um estudo para auxiliar na elaboração de um projeto de balizamento que discipline o tráfego de embarcações no leito do rio Vaza-Barris.


Outro ponto discutido foi o aumento do fluxo de turistas na área no período carnavalesco, “gerando uma necessidade maior de fiscalização nas embarcações, de segurança para os visitantes e também de equipamentos públicos como banheiros químicos e tendas para abrigo”. O comandante Alessandro Black se comprometeu a disponibilizar uma lancha para cada dia de carnaval na Orla Pôr do Sol. “Temos um número limitado de lanchas e muitas demandas neste período, mas vamos colocar como prioridade uma lancha para atender a Orla Pôr do Sol neste carnaval”, assegurou o comandante.


No âmbito da Prefeitura de Aracaju, Jorge Santana se comprometeu a procurar os gestores responsáveis para buscar apoio em algumas demandas. “Apesar de estar em cima da hora, com o carnaval começando amanhã, vou procurar a Guarda Municipal para a questão da segurança e a Emsurb, para tentar conseguir os banheiros químicos e a tenda”.
Também deixou como encaminhamento a formação de um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes da associação dos barqueiros da Orla Pôr do Sol, Núcleo de Defesa Civil da comunidade, empresários de embarcações, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Semict, para discutirem, mensalmente, as demandas do local. “Eu vou pedir a nossa técnica, Viviane Castro, para fazer contato com vocês, organizar uma agenda, e a gente vai acompanhando o dia a dia das atividades, os problemas e as prioridades”, finalizou.

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   POR ONDE VOCÊ ANDA
Detonautas e Lucas Lucco
02   ALDAIR PLAYBOY
Aldair Playboy
03   DAS 9 ÁS 6
Henrique & Diego
04   BEIJO COM TRAP
Hungria Hip Hop
05   UM AMOR PURO
IZA & Maria Gadú
06   VOCÊ ME CONQUISTOU
Mc Bruninho
07   CORAÇÃO BLINDADO
Devinho Novaes feat. Marília Mendonça
08   JURAMENTO DO DEDINHO
Mano Walter
09   NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
Zé Neto e Cristiano
10   ME SOLTA
Nego do Borel
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!