Juventude Notícias 1ª Edição
Início: 06:00 - Término: 09:00
Com: Geraldo Mâcedo
» Ver toda programação
 
 
 
 
 
« Voltar



A articulação temporomandibular – chamada de ATM – é essencial no nosso dia a dia. Ela possibilita o movimento de abrir e fechar a boca, um dos mais indispensáveis e presentes na vida de um ser humano – para respirar, comer e falar, por exemplo. Porém, quando há algum problema na ATM, esse movimento tão simples pode tornar-se incômodo e até mesmo bastante doloroso.


Quando isto ocorre, há uma disfunção na articulação temporomandibular. Esta alteração é denominada DTM, e o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do quadro e da necessidade de cada paciente.
Em quais casos a cirurgia de ATM é indicada?


A disfunção da ATM pode ter vários fatores desencadeantes, como estresse, hábitos inadequados de mastigação e respiração, traumas – como pancadas, distúrbios do sono e desalinhamento dos dentes. O tratamento depende de um diagnóstico muito bem elaborado, que deve detectar a causa do problema para saber como tratar não só a disfunção, mas também o fator que a desencadeou.


A cirurgia de ATM é indicada em quadros mais crônicos e de difícil tratamento clínico. Em geral, os médicos iniciam o tratamento com outras medidas, de forma a relaxar a musculatura envolvida e recuperar a funcionalidade da mandíbula. Isso porque a maior parte das DTMs têm origem muscular, e o uso de placas de mordida em acetato e a aplicação de toxina botulínica são algumas das opções mais utilizadas.


A abordagem de tratamento tende a ser ampla. Além do uso de placas ou toxina botulínica, a fonoaudiologia, a psicologia e a fisioterapia também podem ser ferramentas eficazes na cura do quadro.


O controle dos hábitos nocivos que causam a doença, como mastigar com apenas um lado da boca e roer unhas, por exemplo, também podem aliviar os sintomas de dor, estalidos e incômodos. A aplicação de compressas com água morna também traz alívio. A prática de exercícios físicos regulares ajuda a equilibrar corpo e mente e reduz o quadro de estresse, que é um dos maiores fatores desencadeantes da DTM.


Já a cirurgia é recomendada quando ocorre a rigidez da articulação, a presença de tumores ou algum desgaste muito grave na região. Em deslocamentos de disco, alguns dentistas optam pela cirurgia também, mas isto vai depender do quadro geral do paciente.

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   LARGADO AS TRAçAS
Zé Neto & Cristiano
02   PROPAGANDA
JORGE & MATEUS
03   AMOR DE VERDADE
MC KEKEL, MC RITA
04   FULERAGEM
MC WM
05   TA TUM TUM
MC KEVINHO, SIMONE & SIMARIA
06   SO QUER VRAU
MC MM, DJ RD
07   TO COM MORAL NO CÉU
MATHEUS & KAUAN
08   ANTI-AMOR
GUSTAVO MIOTO, JORGE & MATEUS
09   COLADINHA EM MIM
GUSTTAVO MIOTO,ANITTA
10   APELIDO CARINHOSO
GUSTTAVO LIMA
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!