publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



O Instituto de Identificação de Sergipe vai passar por uma intervenção administrativa, após a Operação Fênix, que apurou um esquema de vendas de documentos de identidade falsos, expedidos pelo próprio órgão. Cada RG custava R$ 5 mil. A interventora será a delegada Mayra Evangelista.


A portaria que determina a intervenção foi anunciada pelo secretário da Segurança Pública, João Eloy e durará 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. A medida é para que o fluxo do atendimento e critérios de análise para confecção de RGs sejam modificados.


De acordo com a delegada, as principais medidas serão em relação ao tempo de emissão dos documentos. “Em alguns estados vizinhos, só se consegue a emissão da segunda via da carteira de identidade em 30 dias. Então essas pessoas viajam até Sergipe porque conseguem expedição imediata. E essa expedição ocorre por causa da alta demanda que o instituto tinha e acabava relativizando as pesquisas, o que propiciava que documentos que não tinham origem checada fossem expedidos”, explica.


As fraudes começaram a ser verificadas pela SSP em 2016, durante uma investigação de traficantes da Bahia, como informou João Eloy. “O bandido que queria tirar identidade vinha para Sergipe, principalmente assaltante de banco e traficante”, informou.


Na operação Fênix foram presos seis servidores do Instituto de Identificação de Sergipe, um agente penitenciário, um oficial da PM da reserva e dois autônomos.“Nós demoramos esse tempo para fazer um filtro e identificar quem estava agindo de forma dolosa e quem estava agindo de forma culposa, ou seja, sem perceber que um documento falso estava sendo expedido em decorrência da demanda do serviço. Também verificamos quem não estava envolvido de uma forma nem de outra", completou Mayra Evangelista.


A comissão de intervenção terá tital autonimia para deliberar, discutir e apresentar soluções normativas para definir critérios mais rogorosos na confecção de RGs. Ao fim da intervenção, será apresentado relatório com medidas a serem tomadas a médio e longo prazo.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral