Santa Missa - Paróquia Nª Sª de Fátima
Início: 19:00 - Término: 20:00
» Ver toda programação
 
 
 
 
 
« Voltar



O Ministério Público Federal (MPF) está cobrando da prefeitura de 312 municípois do país que adotem medidas para garantir a vacinação das crianças contra a poliomielite.

Segundo o MPF, a cobertura de vacina contra a doença nessas cidades ficou abaixo de 50%. Entre as cidades que se encontram nessa lista, quatro são de Sergipe: Monte Alegre (24,29%), Simão Dias (29,17%), Siriri (37,93%) e Pinhão (48,62%).

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a cobertura vacinal se mantenha em 95%. O MPF também quer que seja observado o calendário nacional de vacinação, ainda que seja necessário aplicar mais de uma dose por vez, exceto se houver recomendação médica contrária.

As prefeituras vão ter que assegurar a implantação do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização e o treinamento de servidores que utilizam o sistema, para que as informações da cobertura vacinal cheguem regularmente ao Ministério.

Ainda de acordo com o MPF, devem ser adotadas medidas para que profissionais da atenção básica façam busca de crianças que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. As escolas também deverão ser chamadas para contribuir com o cumprimento do calendário, sendo orientadas a verificar, no momento da matrícula, a caderneta de vacinação do aluno e informar à família, e às autoridades sanitárias, casos de ausência de doses obrigatórias.


Veja as respostas dos municípios sergipanos:

A secretária da saúde de Pinhão, Vanessa Nascimento, informou que a prefeitura já está mobilizada para reverter a situação e a partir desta segunda-feira (9) está em campanha para localizar as crianças que ainda não foram imunizadas.


O prefeito de Siriri, José Rosa, informou que a secretaria municipal da saúde está acompanhando a situação.


O prefeito de Simão Dias, Marival Santana, informou que deve haver equívoco nos números, pois o município apresenta bons índices na área da saúde.


A coordenadora de vigilância em saúde de Monte Alegre, Neiva Caroline, informou que houve mudança no sistema de informação, e que já iniciou um levantamento das informações mesmo antes das medidas cobradas pelo MPF. Ainda segundo ela, as equipes já iniciaram uma busca para saber se os dados que foram divulgados condizem com a realidade do município.

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   TOMA CRéU
MC MM e Léo Santana
02   MELIM - UM SINAL
Ivete Sangalo
03   BALANCINHO
Claudia Leitte
04   AGORA é TUDO MEU
Dennis DJ e Kevinho
05   PASSA MAL
Marília Mendonça
06   SEXTA DO MAL
MC Zaac
07   MACHISTA
Luan Santana
08   PESQUISA NO GOOGLE
Turma do Pagode
09   Tá DIFíCIL
Márcia Fellipe, Ferrugem
10   NO MEU CORPO Cê NãO KICKA MAIS
Lucas Lucco
 
QUAL HORÁRIO O PREFEITINHO DEVE APRESENTAR O PROGRAMA NA JUVENTUDE FM?
06h ás 08h
12h ás 14h