publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por 4 a 3 acatou a ação de impugnação movida pelo Ministério Público Eleitoral para negar o pedido de registro de candidatura da deputada estadual Goretti Reis, que tenta disputar a reeleição pelo PSD. Para a maioria dos membros do TRE, a deputada estadual está no rol de inelegíveis devido aos sucessivos atos, que configuram dolo, observados em dois momentos: quando ela exerceu cargo de secretária do município de Lagarto e quando exerceu, posteriormente, cargo na Funasa.

 

Entenda o caso

Na gestão onde Gerônimo Reis esteve prefeito de Lagarto, o município recebeu uma verba federal para construção do centro zoonozes, na época a candidata a reeleição Goretti Reis assumia o cargo de Diretora na Funasa, ógão ao qual foi direcionada a verba para repassar ao município. A obra não foi concluída e o Tribunal de Contas de Sergipe condenou o ex prefeito, por improbidade administrativa, tornando-o inelegível. O TRE entendeu que a candidata foi conivente com a ação quando deixou de instaurar tomada de conta especial na época que ela exerceu cargo na Funasa. 

O juiz José Dantas, relator do processo, votou pelo deferimento do registro de candidatura, entendendo que a pretensa candidata não cometeu atos dolosos nem quando deixou de instaurar tomada de conta especial na época que ela exerceu cargo na Funasa nem na época que ela exerceu cargo de secretária de saúde de Lagarto.

Mas o juiz Marcos Antonio Garapa de Carvalho abriu divergência, entendendo que além da omissão por não instaurar a tomada de contas especial na Funasa, a deputada também cometeu ato doloso acusada por superfaturamento em contrato da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto na época em que era gestora. Atos, no entendimento do magistrado, que geram inelegibilidade.

A decisão não é definitiva e cabe recursos, tanto no âmbito do próprio Tribunal Regional Eleitoral quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa entende como equivocada a decisão do Ministério Público Eleitoral em instaurar a ação de impugnação, alertando que a parlamentar nunca foi condenada por atos que teriam gerado dano ao erário ou enriquecimento ilícito, assim como também não se constatou que ela teria sido omissa quanto à instauração de tomada de contas especial na Funasa para apurar a execução do contrato firmado pela União com a Prefeitura de Lagarto na época que Goretti foi secretária municipal de saúde.

O fato de Goretti Reis, na época que ocupava cargo na Funasa, ter sido acusada por omissão em decorrência de não instaurar tomada de contas especial, não se configura também ato doloso, na ótica da defesa. Para os advogados que atuam o processo, se houve erro, não teria sido cometido por má fé. Mas a maioria dos membros do TRE optou por acompanhar o voto divergente para acatar a impugnação e negar o pedido de registro de candidatura à parlamentar que tenta a reeleição.


Mesmo com esse resultado, Goretti Reis pode continuar com a candidatura, até recorrer em última instância no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. A candidata também pode sugerir até o dia 17 de setembro, um novo nome para substituí-la. Caso a candidata decida permanecer com a candidatura e o resultado do TSE não sair até o dia da votação, os votos não apareceram nas urnas e caso a candidatura não seja deferida após último recurso, todos os votos depositados na urna para a candidata,serão considerados nulos. 


Geronimo Reis se pronunciou em relação a inpugnação e declarou que os eleitores devem ficar tranquilos, pois a candidata irá recorrer em Brasília e que com fé, os resultados serão positivos.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral