publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



O candidato ao governo do Estado de Sergipe, Valadares Filho (PSB) foi entrevistado ao vivo no SE2 desta terça-feira (16).


A participação do candidato faz parte rodada de entrevistas que a TV Sergipe realiza com os candidatos ao governo do estado, neste segundo turno. Nesta segunda-feira (15), o candidato Belivaldo Chagas (PSD) foi o entrevistado do telejornal.


A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida por sorteio realizado na presença das assessorias dos candidatos.


TV Sergipe – Candidato, assim que saiu o resultado que o indicou ao segundo turno, em seu depoimento o senhor afirmou: “agora ficou claro que 60% do povo de Sergipe não está aceitando este governo que aí está”. Com esse pensamento, uma vez que o senhor teve 21% dos votos válidos, o eleitor pode entender que 79% do povo de Serigpe não aceitou as suas propostas? O que senhor vai fazer para conquistar esse eleitorado e manter firmes os que votaram no senhor?


Valadares Filho – Boa noite mais uma vez a vocês Susane. Boa noite a todos os telespectadores. Eu quero iniciar agradecendo ao voto de independência, ao voto da verdadeira mudança, ao voto da escolha livre, que me trouxe até aqui. Muito obrigada aos sergipanos que me levaram ao segundo turno. E vai nos levar com certeza a vitória no dia 28. Olha só Susane, o que aconteceu foi o seguinte. Houve uma eleição muito dedica a você julgar este governo. Este governo foi rejeitado por mais de 60% das urnas. Esta foi a minha colocação, no mais os outros candidatos representam a oposição, todos os outros candidatos que disputaram a eleição representam tudo aquilo que é diferente deste governo que destruiu Sergipe. Então, eu estou muito consciente. Muito consciente que estamos em busca desses mais de 60% e seremos vitoriosos no dia 28.


TV Sergipe – Candidato, a coligação do senhor elegeu apenas dois deputados estaduais de um total de 24, e um deputado federal de um total de 8. Se eleito como o senhor pretende dialogar e governar com Assembleia Legislativa e a Câmara Federal?


Valadares Filho – Olha com a Câmara Federal eu sei os caminhos. Sou deputado federal, sei que independente de questões políticas, a bancada sempre se une para o bem do nosso estado. Nós vamos buscar dialogar com os deputados eleitos, com os senadores eleitos em busca de emendas, de emendas individuais para ajudarmos a saúde, a educação, investirmos em infraestrutura será dessa forma que nós vamos governar, com muito diálogo. Em relação à Assembleia Legislativa, nós temos a sensibilidade de saber que com muita conversa demonstrando os projetos que vamos apresentar a Assembleia é de interesse do povo, nós vamos sim ter uma Assembleia parceira. Esta relação dos poderes Executivo e Legislativo é fundamental para a o fortalecimento da democracia. É assim que nós vamos governar.


TV Sergipe – O senhor acredita mesmo no peso do diálogo, nesse caso?


Valadares Filho – Sem dúvida. Não perco o diálogo. O diálogo é muito importante, é fundamental para que a gente tenha o mesmo objetivo. O bem comum em relação à melhoria do povo de Sergipe.


TV Sergipe - No primeiro turno das Eleições o senhor não foi o mais votado em nenhuma das cidades da região da Grande Aracaju. Além da capital, tem aí Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga e Laranjeiras. Quais as principais propostas do senhor para essa região do estado, caso seja eleito?


Valadares Filho – Olha, a Grande Aracaju é uma região muito importante economicamente. Nós sabemos que temos um governo aqui presente na estrutura, na saúde, um governo que invista na educação, um governo que se coloque à disposição dos prefeitos da Grande Aracaju. Independente das questões políticas, nós vamos fazer assim: a Grande Aracaju sem dúvida é uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico de todo estado. Mas não vamos fazer investimentos só na Grande Aracaju. Vamos olhar todas as regiões, vamos identificar as potencialidades regionais, com muito diálogo com todos os prefeitos independente das questões políticas. Levando bons projetos para o Estado de Sergipe.


TV Sergipe – O senhor apontaria alguma região como prioridade?


Valadares Filho – Não. Todas. Sergipe está abandonado em todas as regiões. Sergipe não tem um governo que planeje, não tem um governo que invista naquilo que seja importante para melhorar a vida das pessoas. Por isso, nós estaremos presentes em todas as regiões de Sergipe.


TV Sergipe – Agora, o senhor promete resolver o problema de salários atrasados dos servidores já no primeiro mês de mandato. Como o senhor pretende fazer isso se for eleito? De onde virão os recursos?


Valadares Filho – Nós vamos organizar o caixa do estado. Sergipe não tem planejamento, tem ineficiência nos seus gastos. Distribui muito mal o custeio. Tem um alto índice de número em relação aos cargos comissionados. São mais de 140 milhões de reais gastos por ano em cargos comissionados. Vamos diminuir isso, acabar com esse governo da boquinha do governador Jackson Barreto. Isso tem que acabar. Sergipe não suporta mais esse balaio de gato que os nossos adversários fizeram para administrar Sergipe. Vamos diminuir o número de secretarias, teremos no máximo 15 secretarias e vamos governar com independência, com os melhores. Vamos fazer com que as finanças do estado já tenham uma boa organização nos primeiros dias. E quero dizer a você servidor, a você servidora: nós vamos pagar o salário em dia já no primeiro mês, se você não paga o seu servidor em dia, que é aquele que leva o bom serviço à sociedade é um governo que acabou. E nós vamos cumprir a nossa obrigação, inclusive nós vamos já no primeiro ano fazer pelo menos a reposição inflacionária. Os nossos servidores foram massacrados por esse governo, esse governo que não respeita aqueles que levam um bom serviço à sociedade.


TV Sergipe – Candidato, no Plano de Governo do senhor, no item 292, o senhor fala em implantar um programa de parcerias público-privadas, com concessões e permissões para empresas privadas atuarem na prestação de serviços. Em quais áreas? E como o senhor pretende implantar isso, caso eleito?


Valadares Filho - Em áreas que sejam necessárias. Eu vou dar um exemplo, na área da saúde pública você pode fazer isso. Nós vamos construir o Hospital Geral da Grande Aracaju, em parceria público-privada. Esse hospital vai ser muito importante para desafogar o Huse. Vamos fazer a partir do terceiro ano de governo, porque inicialmente nós vamos priorizar, fazer com que os hospitais regionais funcionem. Uma gestão qualificada, sem politicagem, sem politicagem. A saúde pública está politizada é por isso que nós vamos governar em três eixos. Fazendo revisão em relação a todos os contratos, auditando todos os contratos. E vamos trazer pessoas independentes, éticas, que fazem parte do serviço público. Como por exemplo, a delegada Danielle Garcia, que foi tão perseguida por combater a corrupção. Nós vamos traze-la para auditar esse tipo de contrato, que vai fazer com que a gente economize em relação ao combate à corrupção. Vamos fazer com que a gente acabe com o desperdício. Já falei anteriormente, diminuindo o número de cargos comissionados e o número de secretarias. E vamos também ter uma posição implacável contra a corrupção. Através desses três eixos e também com a parceria da iniciativa privada vamos fazer o governo eficiente.


TV Sergipe - E por falar nisso, dentro dessas concessões para empresas privadas. Há a ideia de privatização de algum órgão ou empresa pública? Como Deso ou Banese, por exemplo? Quais são os projetos especificamente nesse ponto?


Valadares Filho – Não. Em relação a nossa administração pública, em relação às empresas. A Deso será fortalecida no nosso governo. Vamos valorizar os servidores, melhorar os serviços, fazer uma gestão técnica sem politicagem. A Deso nesse governo de Jackson e Belivaldo foi totalmente politizada por indicações partidárias. Nós vamos acabar com isso e com certeza através dessa gestão qualificada, valorizando os nossos servidores nós teremos o melhor serviço para cidadão. Não se preocupe todos que fazem a Deso. O nosso governo será parceiro no fortalecimento dessa empresa, como o Banese. O Banese é um orgulho do povo de Sergipe, o Banese é um patrimônio dos sergipanos. O Banese tem que ser cada vez mais um banco parceiro para o fomento da nossa economia. Parceiro do pequeno e microempresário, parceiro também da agricultura familiar, dos agricultores. Parceiro do desenvolvimento econômico. O Banese no nosso governo terá sem dúvida uma parceria fundamental para fortalecermos ainda mais a política do Banese.


TV Sergipe – Agora, candidato, no plano de governo do senhor a partir da página 29, o senhor fala sobre emprego e renda para a população. Aborda as dificuldades e também fala sobre os potenciais de geração, mas não diz diretamente o que vai ser feito para estimular a geração de emprego no estado, principalmente no interior. Gostaria de saber o que será feito, pelo senhor, se eleito, para fomentar a geração de emprego?


Valadares Filho – Inicialmente, Susane, uma grande parceria com setor produtivo. Sem parceria com setor produtivo a gente não gera emprego. Esse governo não dialoga com o setor produtivo. Nós temos os maiores ICMS do Brasil, nós temos taxas altíssimas, nós temos um governo que não senta para conversar. Eu não serei um governador dono da verdade. Um governo que representa a mudança, que representa aquilo de diferente para o futuro do estado. Tem que conversar, chamar as pessoas que entenda do assunto. Em relação ao setor produtivo teremos esse diálogo permanente, em relação ao comércio, ao investimento em turismo. O que tem sido feito em relação ao turismo nesse estado? O turismo é uma das grandes fontes geradoras de emprego e renda do mundo e em Sergipe ele é totalmente politizado. Não tem e não tem uma política efetiva. O Centro de Convenções foram recursos que eu consegui no valor de 20 milhões de reais e está aí paralisado, a passos de cágado, porque não tem uma gestão eficiente. Então, investir no turismo, ser parceiro do setor produtivo, trazer novos investimentos. Nós teremos um bureau de negócios. Esse bureau na Secretaria de Planejamento terá uma equipe técnica qualificada para buscar esses novos investimentos, que a gente possa aqui tem novas empresas entrando em Sergipe, gerando emprego e renda, ou seja, a parceria com o setor produtivo, investir no turismo serão ações fundamentais na geração de emprego e renda.
TV Sergipe - Justamente por falar sobre as empresas, quais seriam suas ações específicas para trazer empresas de fora, até para atrair mais investidores?


Valadares Filho - Uma política fiscal responsável, um ambiente de negócios favorável. Nós temos um Distrito Industrial, ali em Nossa Senhora do Socorro, abandonado, acabado. Eu visitei o Distrito Industrial. O Distrito Industrial não tem nenhuma política. Você tem uma revitalização aqui que atraia novas empresas e você não tem uma equipe no desenvolvimento econômico que possa buscar esses investimentos. Nós vamos buscar os melhores quadros em relação à economia sergipana para fazer parte do nosso governo. E, com isso, teremos a determinação do governador, pessoalmente, para que a gente possa consegui esses novos investimentos.


TV Sergipe – Candidato, nós aqui da TV Sergipe recebemos muitas vezes reclamações de rodovias do interior do estado, buracos, falta de sinalização e iluminação. Um exemplo, é a SE-100, entre a Barra dos Coqueiros e Pirambu. Para o senhor, quais são as rodovias que terão prioridade?


Valadares Filho - Olha, nós vivemos um grande caos em relação as rodovias estaduais. A isso é uma questão de manutenção básica. O DER está sucateado, nem a manutenção básica nós conseguimos fazer nas nossas Rodovias. Vamos fazer um apanhado geral, porque a crise é geral. Tem rodovias, Susane, para você ter uma ideia que vão precisar ser reconstruídas. Porque esse estado não teve a capacidade de fazer uma manutenção responsável. Isso impacta o desenvolvimento. Estrada é desenvolvimento e também você mostra a falta de preocupação com as vidas, já que as estradas não estão tendo a manutenção necessária. Vamos ter que fazer um apanhado geral, porque a crise é geral e é claro que nós vamos priorizar aquelas rodovias que gerem mais desenvolvimento para o estado.
TV Sergipe - Sobre a segurança pública, eu gostaria de retomar este ponto, que o senhor fala aí de reformular algumas delegacias. Mas a gente sabe que isso depende de recursos. Como é que o senhor irá conseguir recurso para isso, se eleito?


Valadares Filho - Dentro da real organização administrativa. Sergipe é o estado que menos investe em Segurança Pública do Brasil. Isso é um verdadeiro absurdo. Temos dados oficiais que demonstram isso. Nós temos 11 plantonistas no estado, só funcionam 3 ou 4 por estar no papel. Vamos realizar isso com ajuda, logicamente, da equipe técnica e qualificada. A Segurança Pública tem quer ser uma prioridade do governo responsável, como será o nosso, o governo da mudança, para devolver a paz às famílias sergipanas. E para isso, nós vamos também ter uma Segurança Pública que vai combater a criminalidade e combater a corrupção. Pra você ter uma ideia, Susane, o Brasil, segundo a ONG Contas Abertas, poderia economizar R$ 200 bilhões por ano se tivesse uma ação efetiva no combate à corrupção. Sergipe poderia economizar R$ 600 milhões por ano, já é um rombo. Sergipe tem um rombo de R$ 600 milhões por ano. Nós teremos um governo implacável no combate à corrupção que vai fazer com que sobre dinheiro para investimentos, inclusive na área de Segurança Pública.


TV Sergipe – Candidato, e quais são os seus projetos para a área da Previdência do estado. O que é que o senhor pretende fazer, quais são as mudanças, os projetos que vão propor para ajustar essa situação, especialmente para os que se aposentaram depois de 2009?


Valadares Filho – Olha, vamos fazer uma auditoria completa no Sergipe Previdência, já na transição do governo, vamos buscar esses dados, vamos ver as distorções que podemos corrigir. Isso não se resolve em um mandato, tem que ter responsabilidade para dizer isso. Não se resolve em um mandato. E nós não vamos conseguir resolver em um mandato. E se for preciso vamos contratar os melhores técnicos do Brasil para poder fazer isso. O que nós temos que ter consciência é o seguinte. Existe um rombo de R$ 1,2 bilhão da Previdência. Precisamos estancar isso, e vamos estancar com responsabilidade, com gestão e com a equipe técnica qualificada.


TV Sergipe – Em relação as medidas que o senhor pretende adotar, quais são elas, para aumentar a arrecadação dos estados, por exemplo, como modernizar a cobrança de tributos uma vez que em Sergipe o comerciante paga antes de vender a carga?


Valadares Filho – Olhe, inclusive nós estamos analisando essa questão do ICMS antecipado. Outros estados fizeram isso e ajudou muito na economia. E estamos pegando esses bons exemplos para ajustar aqui também no estado de Sergipe. Ou seja, vamos ter que fazer uma revisão completa em relação a essa questão, que nós temos prioritária, que fazer com que a gente arrecade mais e gaste menos. O estado arrecadou nos últimos, nos últimos, de 2015 a 2017, 2% a mais, gastou 12%. O que foi que fez? Isso é ineficiência administrativa, por isso que no nosso governo nós vamos trabalha esses três eixos: o desperdício, que nós não vamos permitir o desperdício; acabar com esse governo da “boquinha”, sem dúvida alguma isso vai ser fundamental para economizar; vamos revisar, auditar todos os contratos e combater, de forma Implacável, a corrupção que sem dúvida é um mal para o país.
TV Sergipe – Candidato, se eleito governador de Sergipe qual será a sua primeira marca primeira marca. A primeira marca que o senhor quer deixar para o estado?


Valadares Filho – A organização administrativa, a independência na formação da equipe, a meritocracia no convite que terei para as secretarias, para a presidência e direção dos órgãos. Essa será a marca. A marca de um governo independente, de um governo que vai ter a coragem necessária de enfrentar o sistema. Sergipe não suporta mais essa forma de governar que levou a nossa administração ao caos. É dessa forma que nós vamos governar com muita coragem e determinação. Essa vai ser a minha marca, a marca da independência. De uma equipe qualificada, técnica e que terá, logicamente a determinação do governador para fazer as coisas que tem que fazer para implantar a verdadeira mudança que Sergipe precisa.


TV Sergipe – Candidato, agora o senhor tem 30 segundos para dar o seu recado ao eleitor.


Valadares Filho - Eu quero agradecer mais uma vez aos sergipanos e dizer que estou muito preparado para esse momento, me sinto muito focado. Nós vamos fazer com que a mudança chegue no estado de Sergipe. Vamos combater este governo que destruiu o nosso estado. Quero dizer, esse governo da ‘boquinha’ acabou. Podem procurar emprego a partir de janeiro, os amigos de Jackson Barreto, que nós vamos tirar vocês a partir de janeiro. O nosso governo vai ser o governo que vai focar nas pessoas, a seriedade, o combate à corrupção, a deficiência administrativa. 40 na cabeça.


 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral