publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Incomodo os botões com o fato de a vice-prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça, não ter assumido, de pronto, o posto de prefeita com a prisão do prefeito Valmir de Francisquinho. Resistir a entregar o comando da prefeitura mesmo preso? Como administrar trancado numa cela? E a ética e a moralidade exigidas para se lidar com a coisa pública? Nem precisamos entrar no fator geográfico. Um município “administrado” por um preso e algo fora da realidade.

 

“Ah, mas ele pode sair a qualquer momento e provar inocência”, podem se permitir à argumentação os que são a favor do absurdo.

É possível, sim, e ninguém tem o direito de passar por cima da presunção da inocência. Aliás, já observei isso neste espaço.

Todavia, assim como a defesa de Valmir pode derrubar as provas que a polícia jura possuir para incriminá-lo, pode também fracassar. A polícia pode estar certa e o prefeito preso ser, de fato, culpado.

E no caso de o prefeito ter enfiado mesmo o pé na jaca, e ter que responder pela cobrança indevida de tributos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime de licitação, como afirma a polícia, que condição ética, moral, jurídica… ele teria para comandar Itabaiana? Gerir os recursos públicos? Qual o exemplo estaria a ventilar?

O momento é delicado. As acusações são gravíssimas. O próprio prefeito Valmir precisa ter desprendimento, respeito à população de Itabaiana. Deve se afastar do cargo e esperar o desfecho do episódio – sua defesa expor os verbos e o Judiciário decidir sua vida – para, caso seja inocentado, aí, sim, retornar ao posto para o qual foi eleito.

Nas circunstâncias atuais, ainda que a Lei Orgânica do município de Itabaiana – ou qualquer outra lei – lhe assegure “administrar”, mesmo trancado numa cela, vendo o sol nascer quadrado, é imoral.

Inclusive, não podemos esquecer que as leis são elaboradas, aprovadas e sancionadas por políticos. E aí já sabe… Algumas trazem equívocos prontos para socorrer os próprios políticos em momentos oportunos. Eis um bom exemplo.

Escrito por Joedson Teles, Jornalista.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral