publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Na manhã desta quarta-feira (2), centenas de peixes mortos foram encontrados boiando na superfície do lago do Parque Augusto Franco (Sementeira), localizado no Bairro Jardins, na Zona Sul da capital. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub), que administra o espaço, ainda não se pronunciou sobre o assunto.



A cena preocupa as pessoas que frequentem o local para fazer caminhadas e fazer passeios em família. “Logo que cheguei para fazer minha caminhada matinal já senti um mau cheio muito forte”, conta o aposentado José Carlos Morais.

Esta não é a primeira vez que o problema é registrado no local. Em junho do ano passado, a mortandade de peixes também foi vista. Na época, a empresa municipal estabeleceu o acompanhamento para controle de salubridade da água, além de adotar medidas para aumentar o nível de oxigenação no lago, com a instalação de uma bomba, e a realização da despescagem para evitar que a superpopulação de peixes ocasione novas mortes.



Meses depois, um laudo do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), fez uma análise da água e segundo o laudo, percebeu-se uma melhora considerável em relação aos índices de oxigênio dissolvido na água (necessário a vida aquática), que apresentaram valores normalizados, como também uma redução drástica nos níveis de amônia e carbono orgânico total, que constituem um importante indicador da existência de poluição.



Em março de 2013, uma situação semelhante aconteceu no lago. Na época, especialista disseram que houve falta de oxigenação. “A gente percebe que a tilápia, que é a espécie que está morrendo em grande quantidade, está em um tamanho pequeno se comparado ao potencial de crescimento de uma tilápia. A tendência quando os peixes estão muito juntos é de fato que eles não cresçam. Isso demonstra que há aparentemente uma superpovoação”, explicou na época, o zootecnista Rodrigo Fujimoto.



 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral