publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (18) que o presidente Donald Trump e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, se reunirão pela segunda vez no final de fevereiro, em data e local a serem anunciados futuramente.


O objetivo do encontro é tratar do processo de desnuclearização da Coreia do Norte, que avançou pouco após o primeiro encontro dos dois líderes, em junho do ano passado, em Singapura.


A notícia sobre a nova cúpula ocorre em meio à viagem do negociador norte-coreano Kim Yong-chol a Washington, que tinha o expresso objetivo de acertar uma segunda reunião bilateral.


“O presidente Donald Trump se encontrou com Kim Yong-chol por uma hora e meia, para discutir a desnuclearização e uma segunda cúpula, que vai ser realizada perto do fim de fevereiro”, afirmou, em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.


“O presidente aguarda com expectativa encontrar o presidente Kim em um lugar a ser anunciado em uma data futura", disse a porta-voz.


“Eles vão discutir relações entre os dois países e o progresso na desnuclearização da Coreia do Norte”, complementou. Há rumores de que o encontro poderia ocorrer em Danang, no Vietnã.


Trump e Chol se reuniram durante cerca de 90 minutos na Casa Branca nesta sexta, em meio a especulações em torno do anúncio do segundo encontro entre os líderes.


Chol teria viajado a Washington portando uma carta pessoal escrita pelo ditador norte-coreano. O negociador, que tem encabeçado as conversas sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, também se reuniu com o secretário de Estado, Mike Pompeo, em um hotel em Washington.


Ambos buscavam retomar as negociações nucleares que ficaram estagnadas por meses após uma exigência dos EUA de que a Coreia do Norte fornecesse informações detalhadas sobre seus programas nuclear e de mísseis.


O país asiático interrompeu testes nucleares e deu passos simbólicos para a desnuclearização, como destruir partes do local que usava para realizar os testes. Mas houve poucos avanços além desses. Para que o progresso continue, a Coreia do Norte quer que os EUA retirem sanções econômicas impostas contra o regime e ofereça garantias de segurança ao regime antes de fazer mais concessões.


No início deste mês, Trump afirmou que os EUA e a Coreia do Norte estavam negociando um local para que ocorresse uma segunda cúpula, mas não houve mais detalhes desde então.


Em seu discurso de Ano-Novo, Kim Jong-un disse que a desnuclearização é sua “firme vontade” e deu indícios, pela primeira vez, de que a Coreia do Norte pode deixar de produzir armas nucleares. Pediu, porém, que os EUA também adotem medidas para acelerar o processo.


Em outubro, Pompeo visitou Kim Jong-un em Pyongyang. Na ocasião, avaliou que os dois lados continuavam avançando no pacto de desnuclearização.

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral