publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Com seu melhor começo de campeonato em 25 anos, o Palmeiras deixa todos os outros postulantes de orelha em pé.
"O campeonato é longo, são 38 rodadas" é uma das frases que precede a morte no Brasileiro. Se não culmina no rebaixamento, ao menos anuncia a interrupção antecipada de sonhos maiores. O Palmeiras pratica exatamente o contrário: disputa a competição movido pela urgência. Com 13 pontos em cinco jogos, o time de Felipão tem o melhor início de competição do clube em 25 anos e muito cedo já se apresenta como maior candidato ao título. Deixa, assim, uma clara mensagem aos demais: é melhor correr para evitar que o Brasileiro se torne, desde o início, um solo de violino à Scolari — nem sempre soa como um Stradivarius, quando necessário parece feito de lata de azeite e corda de náilon, mas ainda assim, mesmo primordial, um violino.


Além da pontuação, chama a atenção o quilate dos adversários que o Palmeiras enfrentou nas últimas rodadas deste recorte de cinco partidas: após estrear com vitória sobre o Fortaleza e empatar com o CSA, os alviverdes obtiveram triunfos seguros contra Inter, Atlético-MG e Santos. Os únicos pontos perdidos foram contra o CSA, mas vale recordar algumas circunstâncias da partida, que era o reencontro do time alagoano com sua torcida em um jogo de primeira divisão após 33 anos, portanto todos, jogadores e torcida, estavam em chamas. Aquele embate também contou com um time alternativo do Palmeiras, ainda que os reservas de Felipão provavelmente conquistassem ao menos uma vaga na Libertadores se vestissem outra camisa.


E o mais preocupante, para os adversários, aconteceu no último sábado. O Palmeiras transformou em sopa de algodão um embate que se anunciava como carne de pescoço contra a esquadra santista comandada por Jorge Sampaoli, para muitos a melhor atuação dos alviverdes nesta atual passagem de Luiz Felipe Scolari. Sempre reativo, traiçoeiro, rápido e encardido, o Palestra provou o quanto pode jogar quando provocado e exigido. Mostrou que sabe colocar todas suas cartas na mesa quando suspeitam que está blefando.

Não se ignora, obviamente, o fato de que a banca palmeirense é farta como a de um cassino administrado por algum personagem de Robert De Niro: se falta um lateral na maioria dos times, é necessário peregrinar por alguns círculos do inferno até encontrar um mamífero que saiba caminhar com a bola no pé sem quebrar a bacia; no caso do Palmeiras, o único trabalho é pegar o cartão e sacar um "selecionável" na boca do caixa. Enquanto a maioria dos times emenda puxadinhos, o Palmeiras brinca de banco imobiliário.


Os mais aflitos vão lembrar, com razão, que o Palmeiras está apenas um ponto à frente do Atlético-MG e a dois de distância do São Paulo, mas também é fato que já abriu significativa margem em relação a alguns times apontados como favoritos: seis pontos para o Flamengo, sete para o Cruzeiro e impensáveis ONZE pontos para o Grêmio. Como agravante para os demais envolvidos, a evidência de que em 2018, quando conquistou o título de maneira até confortável, ocupava apenas a NONA colocação quando a competição foi interrompida para a Copa do Mundo.


Até a parada para a Copa América, teremos mais quatro rodadas. Pela aparente dificuldade dos encontros, não é nenhuma insanidade pensar que o Palmeiras some 12 pontos: Botafogo (em Brasília) e Chapecoense, fora; e Avaí e Athletico-PR, em casa. O porco tem coice curto, mas embala quando a cancha é reta. E o alerta verde está ligado: que levantem as orelhas todos os outros, ou o campeonato será uma matinê embalada pela tarantela de uma nota só, regida pelo pragmático e ortodoxo bigode de Felipão.




 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral