publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



A Administração Estadual do Meio Ambiente. (Adema) informou na manhã deste sábado (19), que todas as praias de Sergipe estão liberadas para o banho. Apesar de terem sido atingidas pelas manchas de óleo .


O índice de balneabilidade é medido pela Gerência de Avaliação e Monitoramento Ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Geama/Adema) e monitora a situação das praias do estado.


No entanto, os banhistas devem ficar atentos a presença de manchas de óleo e caso encontrem alguma substância podem alertar a Marinha em Sergipe, através do número 185.


De acordo com a última atualização do Ibama, foram atingidas 187 localidades dos nove estados nordestinos. Somente na capital sergipana, já foram recolhidas 231 toneladas da substância e oito rios foram atingidos.


Decisão judicial

A Justiça Federal determinou nesta sexta-feira (18) que a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aumentem o número de pessoas envolvidas na limpeza das praias atingidas pelas manchas de óleo no litoral de Sergipe –o efetivo pode contar com 60 pessoas fixas e outras 60 que podem ser remanejadas para outros estados onde a situação seja mais grave.


A decisão, da juíza Telma Maria Santos Machado, obriga ainda os órgãos de controle ambiental a informar a cada cinco dias as providências adotadas e a evolução das manchas de óleo nas praias.

Outra ação

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta sexta-feira (18), uma ação coletiva entre os noves estados nordestinos atingidos pelas manchas de óleo. O processo pede que a Justiça Federal adote, em 24h, um plano de emergência sobre a situação. Para o MPF, a União está sendo omissa ao protelar medidas protetivas e não atuar de forma articulada no Nordeste, dada a gravidade do acidente e dos danos causados ao meio ambiente. Ainda não há decisão.

Novas manchas

As manchas de óleo que tomam o litoral sergipano desde o dia 24 de setembro chegaram, na quinta-feira (17), a uma área de manguezal no Povoado Crastro, em Santa Luzia do Itanhy, a 76 quilômetros de Aracaju.


O local, que ainda não está incluído na última atualização da lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está sendo monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente do município.


No dia 5 de outubro, o estado de Sergipe decretou situação de emergência, que foi reconhecida pelo governo federal nesta segunda-feira (14) e publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU). Os municípios são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D`Ajuda, Pacatuba e Pirambu.






 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral