publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Em entrevista ao Jornal da Fan, na manhã desta quinta-feira, 31, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, continuou a criticar o projeto de lei do Governo do Estado aprovado nessa quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa  e cria o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE) e o Programa “Alfabetizar Pra Valer”. A categoria diz que o projeto foi aprovado em caráter de urgência, quando não havia necessidade. Além disso, apontaram uma manobra que teria sido utilizada na Comissão de Educação  para garantir a aprovação do projeto.


“Um projeto como esse, que tem impacto direto na vida dos professores não podia ter sido aprovado assim às pressas, quem a discussão necessária. Quem sabe e conhece a realidade da sala de aula é o professor “, aprontou a presidente do Sintese.


Segundo ela, o dia da aprovação foi um dia vexatório, a começar pela proibição de que os professores acompanhassem a sessão na galeria. “Só conseguimos acompanhar os trabalhos após protesto e mesmo assim pra assistir a manobras vergonhosas.  Na comissão de Educação, o projeto do SAESE teve 4 votos contrários e 2 favoráveis. Com isso o projeto seria rejeitado. O presidente da comissão, deputado Ailton Martins, chegou a anunciar o resultado, mas percebendo que tinha perdido, o Governo acionou os aliados na comissão (e até mesmo fora dela) para vencer, pois no final o projeto foi aprovado por 5 votos a 4, mas esse resultado seria impossível, pois a comissão é composta por sete membros, mesmo que o presidente usasse seu voto como membro da comissão e o de minerva como presidente a votação chegaria no máximo a 8 votos”, apontou a professora.



Quem também participou do programa foi o líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral. Ele rebateu as declarações da presidente do Sintese. Segundo Zezinho, houve diálogo com o Sintese por várias vezes em diversas situações. E ele ainda defendeu que a Educação em Sergipe precisa Melhorar e que o projeto aprovado é fundamental para que isso aconteça.


Em nota, a Alese, informou que “a instituição respeita todos os cidadãos sergipanos, e está focada na melhoria da educação pública, que o próprio síntese em suas avaliações considera como uma das piores do Brasil, e os dados dos indicadores nacionais de Educação, como demonstrado durante a sessão, pelo deputado estadual Zezinho Guimarães ratificaram. Todos os deputados e deputadas estaduais são conscientes de que é preciso tomar atitudes urgentes para mudar o quadro atual. Nesta quarta-feira, a maioria entendeu que os Projetos de Lei encaminhados pelo governo deveriam ser aprovados e assim o fizeram. A Casa respeita do mesmo modo, a decisão dos deputados e deputadas que votaram pela rejeição dos Projetos. Isso é democracia.”


Fanf1

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral