publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Na última segunda-feira, 02, muitos internautas utilizaram as redes sociais para comentarem o forte calor que assolava o município de Lagarto. Um exemplo disso é que alguns termômetros chegaram a marcar entre 40°C e 41°C. Diante disso, a reportagem do Portal Lagartense buscou o meteorologista Overland Amaral, coordenador do Centro Estadual de Meteorologia para saber o que de fato aconteceu.


De acordo com ele, o calor sentido ontem deve ser sentido também nesta terça-feira, 03, devido a presença de uma massa de ar seco, sem nebulosidade (nuvens), o que favorece uma maior quantidade de radiação solar atingindo a terra. “Por outro lado, esse calor que chega a terra reflete e o somatório com o que chega resulta nesse aumento de temperatura”, explicou.


Overland ainda afirmou que a alta na temperatura contribui para o aumento da umidade do ar e a consequente formação de algumas instabilidades climáticas e que, por isso, algumas trovadas podem ser registradas entre a próxima quarta, 04, e quinta-feira, 05. “Depois desta terça-feira deve ocorrer uma redução de temperatura e uma condição de chuva no dia seguinte. Isso é próprio do verão”, observou.


Diante disso, ele ainda acrescentou que o fenômeno deve ocorrer com mais intensidade entre dezembro e janeiro, por serem considerados os meses da época mais quente do verão para toda a região e parte da Bahia. “Casos como esse devem ocorrer até fevereiro ou março, mas o período mais quente é dezembro e janeiro. Então será muito calor seguido de  uma condição de fortes trovoadas”, destacou.

E os termômetros?

Questionado sobre alguns termômetros terem marcado entre 40°C e 41°C, o meteorologista explicou que eles não devem ser levados em consideração, porque os mesmos não foram aferidos pelos órgãos competentes. “Em nossas estações os termômetros indicam temperaturas em torno dos 35°C. Mas isso nunca é exato, porque depende das condições climáticas de cada região”, completou.


Cabe destacar que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê até a próxima sexta-feira, 06, temperaturas oscilando entre 35°C e 20°C, sendo as mais baixas temperaturas esperadas para o período noturno.

Lagartense 

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral