publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Na última segunda-feira, 10, atendendo a uma solicitação do Ministério da Saúde (MS) em relação ao coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou seu Plano de Contingência para um possível enfrentamento ao vírus em Sergipe. O documento foi formulado por um grupo de trabalho interno e define parâmetros para detectar, abordar e tratar os pacientes que apresentarem a doença.


Segundo a SES, para identificar um caso suspeito de coronavírus em Sergipe, o paciente precisa ter mais que febre e sintomas respiratórios comuns a outros vírus como o N1H1 ou Influenza. “É preciso ter também o vínculo epidemiológico, ou seja, se o paciente esteve na China (local de concentração da transmissão) nos últimos 14 dias, se manteve contato com algum outro suspeito de coronavírus nos últimos 14 dias ou com algum caso confirmado. Se a resposta para as três situações for positiva, este é um caso suspeito”, explicou a Secretaria.


Caso haja algum caso suspeito, de acordo com a SES, “a conduta médica contida no mencionado plano é colocar imediatamente uma máscara no paciente, isolá-lo, colher amostra de material para exame e comunicar a suspeita ao Centro de Informações Epidemiológicas de Vigilância em Saúde (unidade de respostas emergenciais). O isolamento não tem que ser necessariamente hospitalar. O estado do paciente é quem dirá se ele deve ser mantido isolado em casa e socialmente ou em unidade hospitalar”.


Nas situações em que houver a necessidade de se realizar o isolamento em uma unidade hospitalar, o Plano de Contingência define o Hospital de Urgência de Sergipe (huse), o Hospital Regional de Itabaiana e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) como unidades de referência para o coronavírus; e o Laboratório Central de Sergipe (Lacen), como o órgão responsável pelo exame do material coletado em suspeitos.


“O Lacen não analisa para o coronavírus, mas para os vírus que circulam no Estado. Se o resultado for negativo para estes vírus, uma amostra será encaminhada para laboratórios de referência nacional que são Fio Cruz e o Adolf Lutz, para confirmação do coronavírus”, acrescentou a Secretaria de Estado da Saúde.


Cabe destacar que o Plano de Contingência anunciado pelo Governo do Estado contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por meio do Mário Medeiros, explicou que a agência intensificou as ações nos pontos de entrada, ou seja, portos, aeroportos e passagens de fronteiras. Segundo ele, a ideia é “evitar que o coronavírus se alastre”.


Epidemia de coronavírus


O coronavírus tem a transmissão concentrada na China, onde já contaminou 40.235 pessoas, causando 909 óbitos até o fechamento desta matéria. De lá, no último final de semana, o governo federal repatriou 34 brasileiros em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e os colocou de quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO). 


 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral