publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Hoje, 26 de abril, comemora-se no Brasil o "Dia do Goleiro", personagem ímpar do futebol, com representantes inesquecíveis, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A data, instituída em 1975 em nosso País, foi instituída em homenagem a Manga, ex-goleiro do Botafogo e Internacional, que nasceu exatamente em um 26 de abril, de 1937, e hoje completa 83 anos.


E até Pelé, durante o período em que foi atleta profissional, mostrava interesse e gosto pela posição, a ponto de ser frequentemente visto na meta em treinos coletivos, e também defendendo a gol do time principal da Vila Belmiro em quatro ocasiões, sempre de forma emeregencial.


Segundo Lima, o "Curinga", ex-companheiro de Pelé no Santos, foram mais jogos que não estão registrados com Pelé no gol, principalmente em excursões ao exterior, quando o clube local pedia para que Pelé jogasse como goleiro no segundo tempo. E, de acordo com o próprio Lima, durante entrevista à ESPN, Pelé gostava muito de jogar no gol, inclusive após os treinos, recrutando companheiros de time para que tentassem vencê-lo na meta.


OS JOGOS DE PELÉ COMO GOLEIRO DO SANTOS


CONTRA O COMERCIAL-SP


O extinto Comercial da capital paulista foi o primeiro time contra o qual Pelé atuou como goleiro, em 4 de novembro de 1959, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado na Vila Belmiro.


Lalá, goleiro titular do Santos, desmaiou após um choque com um adversário e Pelé foi para o seu lugar, nos 19 minutos restantes da partida, e não sofreu nenhum gol. O Santos venceu o Comercial-SP por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.


CONTRA O GRÊMIO-RS


Contra o Grêmio-RS, o Santos jogou pela Taça Brasil de 1963, em jogo disputado no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1964. A partida era válida pela semifinal do torneio, e o Santos havia derrotado a equipe gaúcha em Porto Alegre por 3 a 1. No Pacaembu, no jogo da volta, Gylmar foi expulso e Pelé entrou em seu lugar. O Santos venceu por 4 a 3, com três gols de Pelé e um de Pepe, este em cobrança de falta, batida violentamente, como era a característica do ponta-esquerda. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.

 

3ºTempo

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral