publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



Com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19), o Departamento de Farmácia do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (DFAL-UFS) deu início, na última terça-feira, 28, a produção de álcool em gel 70%. A ação conta com o engajamento de professores e graduandos, bem como o apoio de membros da sociedade civil.


De acordo com a professora Dra. Ana Simões, autora da iniciativa, neste primeiro momento, devido as condições ligadas a logística, a produção do álcool em gel será realizada uma vez por semana enquanto durar a pandemia. “Por semana, a ideia inicial é produzir 80 litros de álcool gel, 50 litros de álcool 70% e 10 litros de álcool glicerinado antisséptico”, detalhou.


Segundo ela, esses produtos serão doados ao Hospital Universitário de Lagarto (HUL), ao Asilo Santo Antônio, a Fazenda da Esperança, a administração da rodoviária de Lagarto, aos coveiros do município, e a associação dos catadores de lixo. “Estamos procurando organizar, para que a gente consiga atender pelo menos um pouco da demanda de cada um. Mas, aos poucos, surgirão outros pedidos e a gente vai organizando para ver a possibilidade de atendermos”, adiantou.

Já a professora Dra. Tais Cristina, coordenadora do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS Lagarto, lembrou ao Portal Lagartense que a ação é reflexo da união de diversos segmentos sociais. “Empresas, instituições e pessoas físicas contribuíram para que este projeto se tornasse uma realidade. E enquanto servidores públicos e obedecendo as normas do IES, nós professores contribuímos também com embalagens e etiquetas. Afinal de contas, cada um contribui com o que pode”, destacou.

Cabe destacar que a produção do álcool pelo DFAL-UFS nasceu entre os professores do mencionado departamento e contou com o apoio da gestão do campus Lagarto e dos alunos. No entanto, devido a necessidade de matérias-primas para a produção, os docentes realizaram uma campanha na cidade a fim de adquirir recursos. Com isso, empresas, personalidades e demais integrantes da sociedade civil realizaram algumas doações. “Como a produção não pode parar, os professores estão dando continuidade a essa campanha para arrecadar doações em dinheiro, porque pela universidade só podemos receber em mantimentos”, observou a professora Ana Simões.

Ela ainda observou que a produção figura como uma grande oportunidade para os graduandos em Farmácia integrar um processo de produção em grande escala. “Alunos de todos os ciclos do curso de Farmácia estão participando. Por isso, existe uma escala nos dias de produção para que todos possam acompanhar todo o processo e aprender. Com certeza, essa é uma grande oportunidade, principalmente devido ao momento em que vivemos e eles estão tanto com a vontade de aprender como também de ajudar a população”, comemorou Simões.

 

Lagartense.com

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
01   LIBERDADE PROVISóRIA
Henrique & Juliano
02   GRAVETO (AO VIVO)
Marília Mendonça
03   A GENTE FEZ AMOR (AO VIVO)
Gusttavo Lima
04   CHEIROSA (AO VIVO)
Jorge & Mateus
05   TUDO OK
Thiaguinho MT, Mila & JS o Mão de Ouro
06   SOME QUE ELE VEM ATRáS
Anitta & Marília Mendonça
07   BEBI MINHA BICICLETA
Zé Neto & Cristiano
08   CONTATINHO
Léo Santana & Anitta
09   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus & Kauan
10   AMORECO
Simone & Simaria
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral