1
2
 
 
 
Alvorada Sertaneja
Início: 06:00 - Término: 08:00
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar



 

Uma matriz econômica cuja exploração é tema de debate há décadas em São Gabriel foi objeto de encontro mantido na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, no gabinete do Prefeito Rossano Gonçalves. Na ocasião, o Chefe do Executivo recebeu a gestora ambiental Lucélia Carneiro, e o consultor Diego Boeira, ambos em nome da Irati Energia, grupo com diversos empreendimentos ligados à atividade mineral e de combustíveis. O grupo desenvolveu pesquisas de prospecção em São Gabriel com vistas ao potencial de exploração de xisto betuminoso na região.

            Considerado um combustível fóssil alternativo aos derivados de petróleo, o xisto betuminoso é abundante em diversas regiões do solo de São Gabriel. A empresa fez atividades de prospecção em diversas propriedades rurais do Municipio, e agora as análises cumprirão uma longa etapa de processos de averiguação, para aferir a viabilidade técnica e econômica de sua eventual exploração, a partir de editais próprios da Petrobras. “Não temos mais dúvida alguma referente ao potencial da região. Agora serão feitos os estudos, e em algum tempo, se tudo der certo, vamos estabelecer a atividade de extração mineral na região”, assinala Lucélia.

            O prefeito Rossano Gonçalves relembrou a luta histórica desempenhada pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Erasmo Chiapetta, em prol do aproveitamento desta matéria-prima. Como deputado de 1979 a 1983, o líder trabalhista gabrielense, falecido em 2015, liderou a Comissão Especial de Aproveitamento do Xisto, uma sub-comissão da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembléia Legislativa do Estado. O relatório final, denominado “É Hora do Xisto”, tornou-se um dos principais documentos sobre o desenvolvimento da Metade Sul, e em 1983 o trabalho de Chiapetta mereceu o “Prêmio Springer por um Rio Grande Maior”, atual prêmio Ari-Fiergs. “Considero uma satisfação histórica ter a oportunidade de, como prefeito em meu quarto mandato, ver iniciada uma das bandeiras históricas do trabalhismo pelo desenvolvimento da região, que tanta luta demandou do Erasmo. Esperamos que todos os processos confirmem a tão esperada transformação deste recurso mineral em ferramenta de desenvolvimento e geração de empregos”, salientou.

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
01   MÚSICA 1 - TREM-BALA
ANA VILELA
02   MÚSICA 2 -AQUELA PESSOA
Henrique & Juliano
03   MÚSICA 3 - HOMEM DE FAMíLIA
Artista 3 - Gustavo Lima
04   MÚSICA 4 - DIA, LUGAR E HORA
Artista 4 - Luan Santana
05   MÚSICA 5 - MEDO BOBO
Artista 5 - Maiara & Maraisa
06   MÚSICA 6 - VOCê ME TROCOU
Artista 6 - Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó
07   MÚSICA 7 - TãO FELIZ
Artista 7 - Marcos & Belutti
08   MÚSICA 8 - PRONTO FALEI
Artista 8 - Eduardo Costa
09   MÚSICA 9 - PERGUNTE AO DONO DO BAR
Artista 9 - Leonardo
10   MÚSICA 10 - PIRAçãO
Artista 10 - Paula Fernandes
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!