1
2
3
 
 
 
Programação Musical
Início: 00:00 - Término: 04:00
» Ver toda programação
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
 
« Voltar



Nara Leão (19 de janeiro de 1942 – 7 de junho de 1989) pode até ter rejeitado o rótulo de "musa da Bossa Nova" com medo de ficar associada somente ao repertório do movimento musical de 1958. Só que poucas cantoras entenderam de fato o significado da Bossa Nova como essa artista de origem capixaba e criação carioca.
No disco Ao vivo 1978, terceiro dos quatro inéditos títulos da caixa de CDs Nara Leão – Ao vivo anos 60 / 70 / 80, Nara é pura bossa quando dá voz, com o toque do próprio violão, a Desafinado (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1959) em medley que junta o samba com a canção Este seu olhar (Antonio Carlos Jobim, 1959). Somente João Gilberto faria melhor.
Cantando standards da bossa como Corcovado (Antonio Carlos Jobim, 1968), Nara está em casa e – especialmente na mencionada Este seu olhar – faz o público se sentir em casa, incentivando o coro da plateia.
Contudo, bossas à parte, há números mais relevantes e reveladores no CD da caixa lançada neste mês de julho de 2018 pelo selo Discobertas. O disco Ao vivo 1978 flagra Nara em momento de retomada da carreira nos palcos em show feito com Dominguinhos (1941 – 2013) e com roteiro antenado que extrapola o universo da Bossa Nova.
O álbum da caixa perpetua nove números do set individual de Nara nesse show em que, além do próprio violão, a cantora é acompanhada pelo toque precocemente virtuoso do conjunto de choro Os Carioquinhas, que tinha se formado em 1976, um ano após o show estreado em 1977.
A propósito, o disco ganhou o título de Ao vivo 1978 porque a gravação ao vivo ouvida no CD foi captada em 26 de janeiro de 1978, em apresentação no Teatro da Galeria, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Mas, na verdade, o show entrou em cena em 1977, na sequência do lançamento do álbum Meus amigos são um barato (1977), pioneiro disco de duetos do mercado fonográfico brasileiro.
De qualidade técnica aceitável, o registro do show é importante porque traz à tona e perpetua a conexão de Nara Leão com o violonista Raphael Rabello (1962 – 1995), às precoce das sete cordas e integrante do efêmero, mas seminal, conjunto Os Carioquinhas, apresentado por Nara após o canto do samba Sem compromisso (Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro, 1944) e antes de dar voz a outro samba, Praça Clóvis (Paulo Vanzolini, 1964).
Cantados com o acompanhamento chorão d'Os Carioquinhas, esses sambas nunca foram registrados por Nara em disco – assim como outros dois sambas do repertório do show, Tim tim por tim tim (Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques, 1951) e Guarde seu conselho (Alcebíades Nogueira, Luiz de França e Átila Nunes, 1958).
Se Tim tim por tim tim tinha sido revivido recentemente por João Gilberto no álbum Amoroso (1977), Guarde seu conselho – samba lançado há então 30 anos por Jamelão (1913 – 2008) – voltara à cena, no ano em que Nara estreou o show, por conta da regravação feita por Caetano Veloso para o álbum Muitos Carnavais (1977).
Sempre atenta aos sinais dos compositores que admirava, qualidade que a tornou uma das cantoras mais visionárias da música brasileira em todos os tempos, Nara também incluiu no roteiro do show uma composição então recente de Caetano, Tigresa, propagada ao longo de 1977 em gravações do autor e de intérpretes como Gal Costa, Maria Bethânia e Ney Matogrosso, além de um registro instrumental do grupo A Cor de Som.
A gravação de Nara foi feita sem a sensualidade exigida pelos versos de Tigresa. Já em O seu amor (Gilberto Gil, 1976), outra música nunca gravada pela cantora, Nara acerta o tom da canção em sensível e delicado registro de voz & violão que também sobressai em gravação ao vivo editada sem retoques, preservando falas da cantora como o hilário comentário sobre a vontade de espirrar em cena.
O fato de o repertório do álbum incluir tantas músicas inéditas na discografia da artista somente aumenta o valor documental e musical do álbum Ao vivo 1978, registro de show antenado em que Nara Leão caiu no samba com bossa. (Cotação: * * * *) Com informações G1. 

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!