1
2
3
 
 
 
98 Hits
Início: 13:00 - Término: 18:00
Com: Wagner Santos
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar

CIDADES

Os amantes do mundo astronômico vão poder apreciar um verdadeiro espetáculo estelar visto a olho nu em toda a Terra, inclusive no Espírito Santo. Trata-se da última chuva de “estrelas cadentes” do ano.

 

Conhecida como chuva de meteoros Geminids, o fenômeno que acontece sempre em dezembro vai contar com a passagem de cometa e uma das chuvas de meteoros mais intensas do ano.

No Estado, o pico da atividade será na madrugada de amanhã para sexta-feira após a meia-noite.

Segundo o astrônomo e coordenador do Instituto Exoss Citizen Science, Marcelo de Cicco, para ver a chuva melhor o horário para assistir é depois da meia-noite e pouco antes do amanhecer.

“Nesta noite a lua estará 45% iluminada e não irá atrapalhar muito a observação. Aconselho ir a um lugar escuro, longe das luzes da cidade, lugar alto, por volta das 2h30 da madrugada”, orientou.

Marcelo ainda destaca que o espetáculo poderá ser visto ao vivo pelo site http://press.exoss.org/.

“Poderá ser visto até uma taxa de 150 meteoros por hora. Acreditamos que pode se tratar até mesmo de um asteroide, o que é algo incrível”, disse Marcelo.

Em Vitória, o Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), situado no bairro Goiabeiras, também já está se preparando para vislumbrar o fenômeno.

Segundo o coordenador do local, Márcio Malacarne, todas as quintas às 19 horas tem observação do céu, com a ajuda do físico Messias Cerolani. Nesta semana está previsto, além da chuva de meteoros, a visão de um cometa no fenômeno.

“Esses detritos de um cometa muito antigo já estão passando, entretanto, podemos ver o seu ápice mais intenso na madrugada. Vamos estar aqui desde às 19h, tentando observar e ver esse espetáculo do céu”, contou.

Márcio ressalta que a Ufes, em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, irá realizar uma excursão para a cidade na próxima segunda-feira, para observar o fenômeno a olho nu, já que a atividade pode continuar nos outros dias.

“Sabemos que não será o pico de chuva de meteoros Geminids, mas queremos observar e estudar bem detalhado”, complementou.

O coordenador do Observatório Astronômico da Ufes explica que o interessado em participar da excursão pode entrar em contato pelo telefone 4009-7664.

Fragmentos podem penetrar atmosfera

Atividade da Geminids

  • A chuva de meteoros Geminids é considerada um dos melhores “chuveiros periódicos”. São os restos das passagens de cometas e também de alguns asteroides que atravessam a atmosfera da Terra.
  • Esta chuva ocorre todos os anos, com meteoros brilhantes que podem ser vistos no céu noturno a taxas horárias elevadas, em locais distantes de céus poluídos pela luz.
  • Historicamente não há notícias desta chuva antes do século XIX.
  • Os meteoros Geminids estão associados ao NEO 3200 Phaethon, que pode ter sofrido uma colisão com outro objeto num passado distante para produzir o fluxo de partículas que a Terra passa por dentro, ou então ser um cometa adormecido criando a chuva de meteoros.

Como observar o fenômeno

  • A atividade da Geminids começa na noite de amanhã e estende-se até a madrugada de sexta-feira, podendo continuar nos outros dias.
  • É recomendado locais com menor poluição luminosa para melhor observação.
  • É importante conhecer sua posição, de início será preciso direcionar-se ao leste.
  • O melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer.
  • Fragmentos podem penetrar na atmosfera, sem qualquer risco, e provocar um brilho intenso.
Fonte: Instituto Exoss Citizen Science.
 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
01   QUEM ME DERA
MÁRCIA FELIPE & JERRY SMITH
02   TRINCADINHO
Jorge & Mateus
03   COLADINHA EM MIM
GUSTAVO MIOTO & ANITTA
04   SOFAZINHO
Luan Santana & JORGE E MATEUS
05   CORAÇÃO INFECTADO
Maiara e Maraisa
06   CIUMEIRA
Marília Mendonça
07   MEDICINA
Anitta
08   AO VIVO E A CORES
Matheus & Kauan
09   O BEBÊ
KEVINHO & MC KEKEL
10   SORTUDO
Wesley Safadão
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!