1
2
3
4
5
 
 
 
Voz do Brasil
Início: 19:00 - Término: 20:00
» Ver toda programação
 
publicidade lateral
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

"Minha esperança é que Bíblia se torne uma fonte de unidade e que os cristãos possam reconectar-se as raízes judaicas de sua fé", explica Tuly Weisz

Depois de anos de estudos bíblicos e pesquisas pessoais, o rabino norte-americano Tuly Weisz juntamente com uma equipe de estudiosos em Israel publicaram a maior “Bíblia de estudos” do mundo. Chamada “The Israel Bible”, ela tem 2.200 páginas.
“Todas as manhãs, quando lia minha Bíblia, ficava observando todas as referências à Israel”, disse Weisz à CBN News. “Eles saltavam aos olhos em quase todas as páginas. Então comecei a sublinhar, destacar e marcar todos elas e colocar essas lições em ordem cronológica.”
Apesar de já conhecer outras Bíblias de estudo similar, Weisz disse que um verso específico o inspirou a realizar o que chama de projeto de sua vida. O texto está em Deuteronômio 11:12, que diz: “É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano”.

Essa compreensão levou Weisz a fazer as malas e se mudar para Israel há sete anos, no que ele chama de “volta para casa”. Em pouco tempo ele já tinha criado a organização “Israel365”, que faz um boletim diário lembrando aos cristãos o significado bíblico da terra de Israel e a conexão do povo judeu à terra.
Também idealizou o site “Breaking Israel News”, onde procura apresentar material jornalístico sobre o que está acontecendo em Israel, com espaço específico voltado para os cristãos sionistas.

Seu objetivo com a “The Israel Bible” é continuar a destacar essas conexões, tanto para cristãos quanto para judeus. “Sei que é um volume muito grande”, explica o rabino. “Mas é inspiradora, desde a capa. Colocamos uma imagem do antigo templo em Jerusalém e do Muro das Lamentações. É algo muito vívido.”
Entre os muitos comentários e notas explicativas, o objetivo era “Ilustrar claramente o que é o Estado moderno de Israel e conectá-los aos milagres da Bíblia”.


Bíblia deveria unir cristãos e judeus

Ele não tem dúvida de que estamos vendo as profecias de Deus se tornarem realidade nos dias modernos. “Há um caminho bíblico e profético apontando para o final dos dias, onde o povo de Israel [judeus] voltaria para a terra de seus antepassados e, quando isso acontecer, haverá a restauração da nação. Sem dúvidas estamos vendo isso acontecer atualmente”, disse Weisz. O estudioso lembra que “O que era uma terra árida há 70 anos é agora uma bela e produtiva terra dos sonhos”.
Para ele, deveríamos viver uma nova fase nas relações entre judeus e cristãos, especialmente por que há profecias sobre todos os povos se unindo para adorar a Deus na terra de Israel. “Por 2000 anos, a Bíblia foi a principal fonte de divisão entre judeus e cristãos”, lamenta. Entretanto, ele acredita que há muitas semelhanças dos ensinamentos do Antigo Testamento e do Novo Testamento.

“Minha esperança é que Bíblia se torne uma fonte de unidade e que os cristãos possam reconectar-se as raízes judaicas de sua fé”, explica. Recentemente, a Israel 365 promoveu o início de um estudo bíblico entre líderes judeus e cristãos em Jerusalém, algo que muitos consideram o cumprimento de profecias. Foram cerca de 200 pessoas reunidas no Knesset, o Congresso de Israel, para estudarem a palavra de Deus.
“Vivemos uma era de ouro nas relações judaico-cristãs. Há tantos cristãos que se importam com o que está acontecendo em Israel. De fato, estamos deixando de lado séculos de animosidade para alcançar essa união”, comemora.
Para o rabino, ainda que haja diferenças na compreensão dos textos bíblicos, é bom lembrar que só existe uma nação chamada Israel na Bíblia e as promessas de Deus para sua terra são eternas. “Espero que o estudo sério da Bíblia nos ajude a compreender e valorizar o que liga a terra de Israel ao Deus de Israel, que também é o Deus dos cristãos”.
Para estimular isso, Tuly Weisz decidiu colocar no ar um site com a versão integral da The Israel Bible, que pode ser lida e consultada gratuitamente. Por enquanto ela só está disponível em inglês. Com informações Gospel Prime. 

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
publicidade lateral