1
2
 
 
 
SHOW DA MANHÃ
Início: 07:25 - Término: 12:00
Com: ADILSON MARINHO
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
Olá amigo um abraço passe uma música de roupa nova um abraço...
Anapaula - Itaporanga/Sergipe
06/11/2018 - 17:40
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar

Corpo técnico do TCE recebe treinamento para avaliar obras de pavimentação



O corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) passou por treinamento prático na manhã desta quinta-feira, 26, para avaliar obras de pavimentação no estado, através de convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ideia é que, após a capacitação completa, a Corte possa atuar já no andamento da obra, determinando, caso necessário, que as empresas contratadas façam correções e evitem prejuízos aos cofres públicos.

A primeira obra visitada foi a pavimentação da Avenida José  José Vicente de Almeida, que fica na Zona de Expansão de Aracaju. Para fazer as medições, os técnicos da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) levaram ao local dois equipamentos: um gerador e um extrator, que serve para extrair uma amostra do asfalto no local que foi executado o serviço a fim de medir a espessura e composição. 

“É uma grande contribuição que o Tribunal de Contas vai dar para a sociedade que poderá ter uma obra de melhor qualidade e mais durável”, explica o engenheiro Cássio Dantas, analista de Controle Externo do TCE.

De acordo com o professor do departamento de Engenharia Civil da​ UFS, Fernando Albuquerque, o treinamento tem carga horária teórica e prática. Esta última seria feita dentro de inspeção de pavimento, principalmente, da parte asfáltica. No final, os técnicos terão capacidade suficiente para fazerem inspeções autônomas para as normas atuais.

“Hoje foi a parte experimental. Houve extração dos corpos de prova, que seria uma amostra retirada do pavimento da rua para fazer as análises em laboratório. Esta é uma parte fundamental. É preciso entender como se faz a extração desta amostra, catalogar, fazer as análises futuras e referenciar”, disse Fernando, que é coordenador do projeto de Controle da Qualidade de Pavimentos do Estado de Sergipe.

O treinamento experimental na Avenida José Vicente de Almeida contou ainda com a presença de engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); da diretora da Dceos, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto; da coordenadora de Engenharia do Tribunal; Josele Ferreira, e de outros analistas de controle externo do TCE.

TCE/SE.

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   VIROU FREGUÊS
Mulheres Perdidas ft. Devinho Novaes
02   ALGO DIFERENTE
Mastruz Com Leite
03   COMO A CULPA É MINHA
Devinho Novaes
04   COROA VS NOVINHA
É o tchan
05   QUEM MANDA SOU EU
Nadson
06   FLORES VERSOS E POEMAS
Calcinha Preta
07   JOELHO CINTURA CABEÇA E JOGOU
Terra Samba
08   DESCULPE AMOR
Unha Pintada
09   SERÁ QUE JÁ ERA?
Pablo
10   AMOR FALSO
Aldair Playboy
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!