1
2
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
Que bom ouvir a Rádio Tropical aqui tbm, essa rádio faz parte da minha vida! Todas as musicas que eu peço vcs tocam. Obg. Bjuu...
Fernanda - Rio Verde/GO
06/05/2019 - 16:13
-----------------------

Essa é a melhor Rádio da região, as musicas estão 100% melhores. A rádio do meu coração, que saudade de Porangatu!!...
Isabela - Brasília/Distrito Federal
30/01/2019 - 19:22
-----------------------

boa noite sou de Rio Verde Go gostaria muito da ajuda de vcs para reencontrar uma pessoa muito importante para mim que mora em Porangatu ela foi separada da família dela e consegui encontrar a família dela é ela voltou para Porangatu e depois perdi o contato com eles nome dela e Maria de Lourdes Lopes tem um filho hoje com média de 25 anos pelo nome de José Henrique ela era de Maurilandia Go A mãe da Maria de Lourdes se chama Sabina, tem um irmão pelo nome de Rui e outro pelo nome de Joã...
Edna Ribeiro - Rio verde/Go
09/12/2018 - 13:19
-----------------------

Rai Bom dia aqui de Goiânia ouvindo a tropical .matando saudade através de vocês. Rai admiro seu trabalho desde quando fazíamos o colegial. Parabéns.sucesso amigo. abracos pro Marcílio e toda equipe....
Andrea Cristina - Goiania/Goias
20/11/2018 - 7:50
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
« Voltar

Batizado de Re Formula, o programa avalia a forma como o aluno aprende melhor e o põe em contato com educadores que têm técnicas de ensino mais adequadas para

Por Danielle Oliveira



Após criarem um aplicativo capaz de facilitar a vida de estudantes que têm dificuldade de aprendizado, três universitários de Goiânia vão representar o Brasil na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Eles criaram o "Re Formula", um ambiente virtual em que os estudantes podem receber ajuda de professores com base na forma que melhor conseguem aprender.

O aplicativo foi desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG) Graziele Gabriel Gonçalves, de 27 anos, e Júnior da Silva, de 26, e pelo estudante de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Shalon Andrade Santos, de 25 anos.

Segundo Shalon, o Re Formula, que ainda está em fase de desenvolvimento, foi idealizado para oferecer um conhecimento personalizado. Quando estiver pronto, a ideia é que o estudante se cadastre no app respondendo uma sequencia de avaliações que vão descrever o perfil dele. Esta análise do aluno será repassada para o professor, para ajudá-lo na melhor abordagem para repassar o conhecimento.

“O estudante se cadastra respondendo às perguntas de forma divertida para ele, mas muito clínica para nós, com perguntas-chave. A partir disso a gente tem uma análise profunda do entendimento de como ele consegue se comunicar e como ele aprende. E o professor vai receber um resumo de como o aluno absorve as informações, para uma abordagem efetiva”, disse Shalon.

O projeto foi apresentado na ONU, em setembro, pelo Shalon. Na ocasião, o Re Formula ficou em 2º lugar entre projetos de estudantes de cerca de 90 países. Agora, os estudantes estão ajustando o desenvolvimento do aplicativo. Eles retornam à convenção na ONU entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2020.

 
Estudante em Nova York durante apresentação do aplicativo — Foto: Arquivo pessoal/Shalon Andrade SantosEstudante em Nova York durante apresentação do aplicativo — Foto: Arquivo pessoal/Shalon Andrade Santos

Estudante em Nova York durante apresentação do aplicativo — Foto: Arquivo pessoal/Shalon Andrade Santos

“É um aplicativo que visa valorizar o aluno, independente da idade, pelas inteligências que ele possui. Tem aluno que não consegue entender a matemática da forma como ela é explicada na escola, mas ele consegue desenvolver um método criativo de forma que ele consegue entender. Então, o app vai mapear as características desse aluno e conectar ele com o professor que tem as mesmas habilidades”, explica Graziele.

Os estudantes criaram o projeto para atender a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Todos os países devem criar estratégias e projetos durante os próximos 15 anos, para que os objetivos propostos se concretizem.

Um dos objetivos da ONU é promover a “educação inclusiva e equitativa de qualidade”, o que, segundo os estudantes, está relacionado à proposta do Re Formula.

A ideia é que o aplicativo atenda todas as idades, desde o ensino básico até quando o estudante precisar de acompanhamento, trazendo um conhecimento personalizado.

“Quando a educação é generalizada a gente tem uma grande fatia dos jovens que se encaixa pouco na educação tradicional e eu sou um deles. Tive muita dificuldade de aprendizado na dinâmica. No meu caso era muito difícil a matemática, às vezes a gente entende o que um professor fala, e o outro não. Se há problema na comunicação, imagina na implementação do conhecimento”, avalia Shalon.

Ainda de acordo com o Shalon, que também preside a Organização Brasileira de Estudantes, o aplicativo chegou ao conhecimento da ONU quando ele apresentava o projeto em uma universidade.

“Foi muito bacana. Um representante da ONU estava assistindo à apresentação e disse que é uma solução para países de terceiro e segundo mundo, que tem a educação subdesenvolvida. Ele falou que iria nos indicar para a competição e isso acabou facilitando o nosso acesso”, lembra o estudante.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

 
Estudante de Goiás apresenta aplicativo na ONU, em Nova York  — Foto: Arquivo pessoal/Shalon Andrade SantosEstudante de Goiás apresenta aplicativo na ONU, em Nova York  — Foto: Arquivo pessoal/Shalon Andrade Santos
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
01   CEM MIL
Gusttavo Lima
02   IGUAL ELA, Só UMAL
Wesley Safadão
03   SURTO DE AMOR
Bruno e Marrone part Jorge e Mateus
04   RAPARIGA DIGITAL
Naiara Azevedo
05   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
06   ESTADO DECADENTE
Zé Neto e Cristiano
07   VOU TER QUE SUPERAR
Matheus e Kauan part Marília Mendonça
08   APERTE O PLAY
Simone e Simaria
09   CASAVA DE NOVO
Daniel
10   CIDADE VIZINHA
Henrique e Juliano
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!