1
2
3
 
 
 
A TARDE É NOSSA
Início: 16:00 - Término: 18:00
Com: Gilberto Alves
» Ver toda programação
 
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

Pesquisa revela que 65% das crianças terão funções ainda inexistentes

O ensino de tecnologia e inovação vem ganhando notoriedade nas escolas brasileiras. O desafio das novas gerações é aprender a trabalhar com essas novas tecnologias e, principalmente, ter capacidade de se adaptar as inovações causadas por elas no mercado de trabalho. Pesquisas do Fórum Econômico Mundial, apontam para um cenário, no mínimo, desconcertante: cerca de 65% das crianças de hoje desempenharão funções ainda inexistentes. “Por isso é necessário instruir o jovem para um futuro no qual ele enfrentará cobranças além do ensino tradicional, mas também de sua capacidade de adaptação às novidades”, explica César Martins, diretor de tecnologia e inovação da Happy Code.

Para exemplificar esse fenômeno, ele cita a função de desenvolvedor de aplicativos para celulares e tablets, que há 11 anos não existia e hoje é umas das mais bem remuneradas no segmento tecnológico. Outro exemplo de profissionais que terão demanda futura são os engenheiros que trabalhem com inteligência artificial. “A tendência do mercado é de que, em pouco tempo, os carros sejam autonônomos, assim como outros meios de transporte”, afirma. “E é para atender a essas novas funções que as escolas precisam preparar as novas gerações”, diz Martins.
Além disso, as crianças e jovens precisam aprender selecionar as informações realmente relevantes em meio ao bombardeio diário de notícias e novidades. Fundada em 2015, a Happy Code – Escola de Programação propõe o ensino da tecnologia e inovação para crianças e adolescentes, de cinco a 17 anos, com esse viés. Através da metodologia STEM, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, além do uso exclusivo dos robôs Dash & Dot, a escola tem uma grade curricular variada e oferece programas pioneiros como o Curso de Youtubers e Robótica com Drones para os interessados.
Entre os cursos regulares estão o Crie Games, Crie Aplicativos, Construia Drones e Crie Animações. Os cursos são divididos em módulos e voltados para crianças de 6 a 18 anos e 8 a 14 anos. "Enquanto eles desenvolvem os projetos, eles trabalham outras habilidades desejadas pelo mercado de trabalho, como criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas",ressalta Martins.
Além dos cursos regulares a escola de programação oferece cursos rápidos. Crie seus Mods e Crie sua Animação se utilizam do jogo Minecraft, criado a partir da linguagem de programação Java, e que se transformou em um fenômeno mundial. Atualmente este é o segundo maior jogo do planeta e muito deste sucesso se deve ao fato de que o jogador pode criar modificações (mods) para o jogo através da programação. “Essa é uma forma divertidade de estabelecer o primeiro contato da criança com a linguagem de programação”, conta Martins.
No curso de Youtuber, voltado para crianças de 8 a 17 anos, os alunos aprendem de forma rápida as melhores práticas para começar um canal no YouTube. São quatro aulas de 90 minutos, divididas em aulas semanais.
Martins explica ainda que o trabalho da escola não é de apenas ensinar a criança a desenvolver aplicativos, mas a solucionar problemas. Nas aulas também se ensina a criança a construir os caminhos tecnológicos da solução para problemas do dia a dia. A ideia é que a criança aprenda a aliar conteúdos e conceitos com a tecnologia. “Embora ele tenha capacidade, ele aprende que invadir sites ou perfis não é correto, que é crime”, conta. “Queremos ajudar na formação de pessoas mais seguras em relação ao mundo virtual e também mais conscientes sobre esse universo”, diz. Apesar de todo esse conteúdo que é tratado durante os cursos, os pais não devem deixar as crianças navegarem sem supervisão. "A orientação dos pais sempre é necessário para que a criança cresça com segurança e se torne um adulto mais seguro e preparado para o mundo ", conclui Martins. Com informações Bem Paraná. 

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
publicidade lateral