1
2
3
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

Entre os comerciantes da região a expectativa é de bom movimento nas praias

O verão de 2017 só terá início no dia 21 de dezembro, mas para hotéis, pousadas e restaurantes do litoral paranaense a temporada começa já neste fim de semana, com o Feriado da Independência do Brasil, amanhã. É que com a proximidade do fim do inverno, que se despede no dia 22 de setembro, e o consequente aumento das temperaturas, o movimento nas praias deve crescer. Portanto, o feriado é uma espécie de termômetro do que deve ser a temporada de verão 2017/2018.

Para Carlos Dalberto Freire, proprietário do restaurante Paraíso, localizado em Matinhos, e ex-presidente da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), o feriado prolongado já será uma espécie de “pré-temporada de verão”, oferecendo indícios sobre como será o movimento nas praias a partir de dezembro.“Esse feriado sempre é um termômetro para temporada, sem dúvidas. Vão ser quatro dias que já vão nos dar uma noção se teremos uma temporada melhor ou ao menos parecida com a do ano passado. Vai ser aí que vamos ver o quanto a situação econômica do país vai ou não prejudicar o movimento”, aponta Freire.Ainda segundo o comerciante, a expectativa é de um movimento pelo menos igual ao do ano passado no litoral durante o feriado. Para isso, contudo, os comerciantes vão precisar da ajuda de São Pedro. “Estamos animados, todo mundo espera um feriado, mas tudo depende do tempo. Nos últimos finais de semana, quando fez calor, tivemos um bom movimento. Se na quarta-feira tiver tempo bom, o pessoal vai descer, porque estão querendo vir para a praia, ver como estão suas casas, aproveitar o mar”, disse.

Movimento
De acordo com a concessionária Ecovia, que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR-277, 160 mil veículos deverão pegar a estrada no feriado prolongado, a partir da primeira hora de hoje até o domingo. O número fica um pouco acima do movimento registrado em 2016, quando 155 mil veículos desceram ou subiram a serra. No ano passado, contudo, o feriado foi mais longo — caiu na quarta-feira e acabou emendando.

Pousada tem expectativa de lotação máxima
Na Pousada Ana Flora, em Caiobá, Marcos Aurélio Lenos, sócio-proprietário do estabelecimento, conta ter notado uma melhora no movimento neste ano. “Ano passado estava mais tranquilo, neste ano deu uma melhorada. Todo final de semana temos clientes”, conta o empresário, que estima um crescimento de 10% no faturamento com o feriado, na comparação com a mesma data em 2016.Com 13 quartos para alugar, a expectativa é de lotação máxima para os quatro dias. “Nosso termômetro é o dia 7 (de setembro). Para nós, inclusive, a temporada começa agora. Setembro, por ser feriado emendado em Curitiba, tem uma expectativa boa e a partir daí começa a ter bastante procura todo final de semana, até porque já começa a esquentar.”


Curtir a praia estaria mais barato neste ano
Quem for descer a serra durante o feriado poderá se deparar com um cenário curioso. Segundo Carlos Dalberto Freire, tanto no comércio como na hospedagem os valores estão mais baixos neste ano na comparação com 2016, tudo na tentativa de atrair um público maior às praias do Paraná.“Está entre 10 e 20% mais barato que na temporada do ano passado. Mas é claro, tem de ser esperto, conversar, negociar preço. O comerciante quer vender, isso é importante, e nossos preços aqui estão muito melhores do que na Capital”, afirma o empresário. “Claro que vai ter aqueles caras que querem explorar, sobem o preço, mas é só procurar as casas que estão aí o ano inteiro”, dá a dica. Com informações Bem Paraná

 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
publicidade lateral