1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
 
 
« Voltar

PROGRAMAS DE PREVENÇÃO PODEM REDUZIR O NÚMERO DE USUÁRIOS DE DROGAS NO RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar as políticas públicas sobre drogas, conhecer as realidades regionais e debater propostas e alternativas para efetivar ações no Rio Grande do Sul são os objetivos da Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, que acontece até as 18h desta terça-feira (27), no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre.

 

Durante a abertura, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, falou sobre a importância da prevenção. “Crianças e adolescentes bem cuidados e orientados têm menos chances de ir por esse caminho (das drogas). Isto também vale para os jovens, se dermos oportunidades a eles”, disse.

 

Maria Helena destacou os programas estaduais que funcionam como uma grande rede de prevenção, assistência e capacitação: do nascimento da criança (com os programas Primeira Infância Melhor, o PIM, e Criança Feliz), passando pela idade escolar (com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, as Cipaves), até a juventude (com o Programa de Oportunidades e Direitos e os Centros de Juventude). O PIM está em 243 municípios. As Cipaves, em 2.325 escolas públicas. E seis Centros de Juventude já começando as atividades em Porto Alegre, Alvorada e Viamão.

 

Quando se fala de drogas, a preocupação com os adolescentes e os jovens não é em vão. Estudos mostram que, de cada seis adolescentes que experimentam algum tipo de droga, pelo menos um vira dependente químico. Além disso, dados do Mapa da Violência no Brasil apontam que a população entre 15 e 29 anos é a que mais morre por arma de fogo. No país, a taxa é de 51,3%. No RS, 41,9%. O uso e o tráfico de drogas estão por trás de grande parte dessas mortes. “A gente tem que trabalhar forte na prevenção para mudar esses números. Por isso, é importante que os municípios tenham os seus conselhos sobre drogas, para atuarmos em conjunto”, disse a secretária.

 

A conferência também aborda temas como tratamento, reinserção social e repressão, áreas de atuação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), responsável pelo evento. Segundo o presidente Eduardo Nascimento Cruz, a instituição debate e fiscaliza as ações para o setor.

 

 

Maria Helena Sartori destacou os programas estaduais de prevenção ao uso de drogas e de promoção da cultura da paz - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

 

 

GOVERNO DO RS

 



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas