1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
SINTONIA LIVRE
Início: 10:00 - Término: 12:00
Com: MARCOS GUTERRES -
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR ENFRENTA FALTA DE SUCESSORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos maiores desafios do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, a sucessão rural mostra resultados positivos no Noroeste gaúcho. Nesta quarta-feira (12/07), em Jóia, uma experiência concreta foi apresentada durante o Dia de Campo Produzindo Alimentos, Fomentando Ideias e Agregando Renda. O prefeito, Adriano Marangon de Lima, e o coordenador estadual da Emater/RS-Ascar no Programa, Célio Colle, também compareceram ao encontro, na localidade Santo Antônio.

 

“Quando executamos o Gestão, pensamos em olhar pelo para-brisa e não pelo retrovisor”, disse o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, que também participou do encontro.

 

 

Sucessão rural

 

Cláudio Paschoal, agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jóia, está no Programa de Gestão desde o ano passado. Ele apresentou a mulher, Marta Lúcia, e os filhos Fernanda, Rafael, Matheus e Maria Eduarda. Recentemente, foram instaladas cinco estufas para a produção de hortaliças na propriedade de 9,5 hectares, onde Paschoal produz soja e leite. A sugestão de investir em hortaliças partiu do filho Matheus, que frequenta a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas, com sede em Catuípe.

 

Com o ingresso no Gestão Sustentável, não demorou muito para que as hortaliças cultivadas pelo jovem inicialmente na horta da mãe conquistassem mais terra e adeptos. O irmão Rafael, já formado pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pediu demissão da granja onde trabalhava e regressou para reforçar o time e a renda familiar. “Sou dono do próprio nariz”, disse o jovem.

 

A Planilha de Gestão, que controla receita e despesa, e a Assistência Técnica que garante a visita dos extensionistas da Emater/RS-Ascar de Jóia na propriedade foram apontadas como dois grandes acertos do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

 

O exemplo da família Paschoal ilustrou bem a fala do sociólogo da Embrapa Clima Temperado, Jorge Sant’Anna. Com base em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Sant’Anna listou bons motivos que vinculam o jovem à propriedade dos pais: renda, acesso à infraestrutura e serviços, como energia elétrica, telefonia, internet e transporte, e políticas públicas, tais como Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

A relação pai e filho também conta. “Um pai que maltrata o filho, dizendo coisas do tipo ‘você é burro, não faz isto deste jeito’, também pode estar dando motivos para que o jovem não queira ficar em casa”, disse o sociólogo da Embrapa.

 

O depoimento do diretor técnico da Emater/RS complementou essa ideia. Filho de agricultores, Lino Moura saiu de casa para estudar e não regressou. “O meu pai passou a vida olhando pra trás, para o retrovisor. O discurso dos pais muitas vezes é ruim. Os pais têm de dar apoio, deixar a gurizada decidir, ninguém quer ficar num lugar sem participar das decisões”, disse ele.

 

Falando especificamente para os jovens da família Paschoal, o diretor técnico da Emater/RS mostrou-se um entusiasta do cultivo protegido e da irrigação e lembrou que, na década de 1980, conheceu experiências bem-sucedidas no Chile, e, mais tarde, fez especialização na área de irrigação e drenagem, na Espanha. O mercado, apontou ele, estaria favorável aos agricultores, tendo em vista que 35% dos hortigranjeiros consumidos pelos gaúchos são produzidos em outros Estados.

 

Sobre a preocupação de Cláudio Paschoal de falta de chuvas há mais de um mês, Lino Moura sugeriu investimentos em irrigação, algo que Paschoal sinalizou que irá pensar.

 

O dia de campo Produzindo Alimentos, Fomentando Ideias e Agregando Renda foi promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, e Emater/RS-Ascar. Apoiaram o evento Atlântica Sementes, Prefeitura de Jóia, Embrapa Pecuária Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

 



 

 

 

Foto: Cleuza Noal Brutti

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas