1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA RURAL
Início: 05:30 - Término: 08:00
Com: ZÉ CARLOS
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

FECOAGRO/RS ORIENTA PRODUTORES NO PERÍODO DE COLHEITA DO TRIGO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre as recomendações está a utilização de produtos recomendados para a cultura caso seja necessário realizar a prática da dessecação

 

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) está repassando orientação aos produtores associados do sistema cooperativo agropecuário sobre práticas técnicas para o período de colheita do trigo no Estado. As normas seguem recomendação discutida na Câmara Setorial do Trigo da Secretaria de Agricultura gaúcha e visa cuidados com a cultura nesta fase.

 

Entre as indicações está a não realização da prática de dessecação da lavoura de trigo, visando antecipar a colheita, com produtos não recomendados e registrados para a cultura. Além disso, no caso da necessidade de dessecar a cultura do trigo, a orientação é de buscar instrução com a área técnica das cooperativas que irá indicar os produtos ideais para o cereal, respeitando o prazo de carência para realizar a colheita. A norma ainda alerta que a antecipação da colheita do trigo não garante uma maior produtividade na cultura de verão.

 

A nota lembra ainda que resíduos destes produtos poderão tornar o trigo e seus derivados como farinha, pão, massa ou biscoito, impróprios para o consumo. Conforme o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, "Se houver necessidade de dessecação de lavoura, o produtor deve fazer com produtos registrados para não prejudicar o que for colhido. Estamos fazendo reuniões com as cooperativas de forma a manter este alinhamento. Não recomendamos em hipótese nenhuma o uso de produtos que não sejam específicos para a cultura", salienta.

 

Pires ressalta que a produção gaúcha do cereal, na visão das cooperativas, não deverá passar de 1,7 milhão de toneladas colhidas devido a fatores como a redução de área, baixa produtividade, excesso de chuvas em período de plantio e depois a falta de chuvas durante a safra. "Ainda tivemos uma boa recuperação mas mesmo assim a área é muito pequena para termos números maiores que 1,7 milhão de toneladas", observa.

 

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou a tendência anunciada pela FecoAgro/RS de uma redução de área no Rio Grande do Sul de 10%, fechando em 699,2 mil hectares. Já a produção sofreu queda de 28% em relação ao período anterior, com expectativa de colheita de 1,8 milhão de toneladas contra 2,5 milhões de toneladas registradas no ano de 2016.

 

A comercialização continua sendo uma das grandes preocupações do setor. De acordo com o presidente da FecoAgro/RS, os estoques mundiais estão altos e a safra da Argentina já tem venda futura para o mês de dezembro com grande potencial, tendo a promessa de que os argentinos deverão registrar uma colheita farta e muito deste produto deverá ser absorvido pelo mercado brasileiro, depreciando ainda mais os preços ao produtor gaúcho.

 




 

Foto: FecoAgro/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas