1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA NA MADRUGADA
Início: 03:00 - Término: 05:30
Com: MARCOS GUTERRES -
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

SUCESSÃO RURAL PAUTA ABERTURA OFICIAL DA EXPOAGRO COTRICAMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 3ª Expoagro Cotricampo foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (23/02), em Campo Novo, e o tema sucessão rural esteve presente na fala das autoridades. O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, em entrevista de abertura do evento defendeu que o tema seja discutido de forma mais ampla, com todas as lideranças do Rio Grande do Sul. “A Cotricampo tem debatido muito esse tema internamente e a diretoria achou que devia trazer essa questão para dentro da Expoagro, para ser discutido com todas as lideranças que estão aqui”, disse Bridi.

 

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, mencionou outra dimensão do problema, que vai além da oferta de política pública. “O problema do jovem não estar na propriedade não é somente a falta de uma política pública, mas, sim, o convívio familiar, o pai não está abrindo a propriedade ao filho. Mas está em tempo, estamos enxergando isso, temos condições de alterar essa situação e preparar estes jovens para serem empresários rurais e assumirem essa propriedade como uma empresa rural”, disse Clair Kuhn.

 

O presidente da Ocergs – Sescoop/RS, Vergílio Perius, propôs um “pacto” entre diversas instituições em torno do tema sucessão rural. “Proponho um pacto entre o sindicato, Emater, cooperativas, escolas, centros de formação”, disse Perius.

 

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, acrescentou outro tópico ao debate. “Renda é fundamental, não conseguimos animar ninguém sem renda”.

O prefeito de Campo Novo, Antônio Sartori, disse que “a Cotricampo está nos proporcionando um grande momento de reflexão”.

 

A força do cooperativismo

 

Ainda durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, traduziu em números o crescimento do cooperativismo no Estado. “Temos mais de 2,7 milhões, quase 60% da população do Rio Grande do Sul, no somatório de todas as pessoas envolvidas e integradas ao cooperativismo. No faturamento 2016/2017, o segmento do cooperativismo foi o que mais cresceu (14%), foram mais de 42 bilhões de reais. E a Expoagro é uma demonstração da capacidade e qualidade do cooperativismo em promover eventos desta natureza”, resumiu Minetto.

 

Também participaram da cerimônia de abertura da Expoagro, o ex-ministro da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Turra, deputados estaduais Zilá Breitenbach, Aloísio Classmann e Catarina Paladini, além de lideranças municipais e regionais.

 

A 3ª edição da Expoagro Cotricampo se realiza de 22 a 24 de fevereiro e tem como objetivo divulgar a importância da produção agropecuária da região Celeiro do Estado. O evento conta com a participação de mais de 150 empresas de diversos segmentos do agronegócio.

 

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas