1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA POP
Início: 00:00 - Término: 03:00
Com: MARCOS AVOZANI
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

SARTORI ACOMPANHA SITUAÇÃO DE MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR ESTIAGEM E DETERMINA AÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governador José Ivo Sartori esteve reunido, nesta sexta-feira (24), com o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins, para acompanhar a situação dos municípios da Região Sul afetados pela estiagem.


Sartori determinou ações o mais rápido possível, como a disponibilização de caminhões-pipa, para abastecer as comunidades mais necessitadas. Também está sendo oferecido maquinário para a perfuração de poços artesianos.

 

“Determinei à nossa equipe a realização de uma reunião com prefeitos, lideranças e produtores da região, ontem (23), em São Lourenço do Sul, para agilizar o atendimento. Estamos concentrando esforços no auxílio às famílias, com envio de caminhões para transporte de água e máquinas para perfuração de poços artesianos. A Defesa Civil também auxilia na orientação às prefeituras, que estão elaborando seus planos de trabalho. As secretarias de Estado estão à disposição dos prefeitos, e as prioridades serão avaliadas com os técnicos de cada cidade", enfatizou o governador José Ivo Sartori.

 

O coronel Martins afirmou que os caminhões e equipamentos já estão à disposição dos municípios a partir da tarde desta sexta-feira (23). “As ações já começaram a ser executadas com o repasse de cinco caminhões-pipa para abastecer as comunidades mais distantes dos centros urbanos dos municípios. Também já estão em deslocamento cinco retroescavadeiras, uma escavadeira hidráulica e duas perfuratrizes. Definiremos, em conjunto com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os locais para a perfuração de poços artesianos”, informou.

 

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o governo está atento aos efeitos que a estiagem causa nos municípios da Metade Sul. “Tenho falado diariamente com os prefeitos e colocado a estrutura do governo à disposição. Além desse auxílio imediato, com máquinas e reservatórios para transporte de água potável, mobilizamos instituições bancárias, como Banrisul, Badesul e BRDE, para que seja avaliada a prorrogação de prazos para o pagamento de financiamentos. Pequenos agricultores tomaram empréstimos para custear o plantio, e terão de pagar após a colheita. Nossa intenção é, dentro dos limites legais, dar suporte a essas pessoas que vivem do campo e que estão amargando prejuízos enormes", afirma Branco.

 

Município de Sertão Santana decretou situação de emergência - Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

Decretos de emergência

 

Nove municípios já tiveram os decretos de emergência homologados pelo governo do Estado. Outras 14 prefeituras decretaram situação de emergência e estão em processo de finalização da documentação necessária.

 

Nessa quinta-feira (23), secretarias e órgãos do Estado estiveram reunidos com cerca de 70 técnicos desses municípios para determinar e analisar qual a real necessidade de cada localidade. “Fizemos um mutirão e, desde esta sexta-feira à tarde, o Estado já está à frente dessa operação. Distribuindo água, abrindo poços, cisternas e até açudes nas localidades mais distantes dos centros urbanos”, enfatizou o coronel Martins.

 

As atividades estão sendo coordenadas pela Casa Militar e Casa Civil, com apoio das secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação; Obras, Saneamento e Habitação; e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; além do Banrisul, BRDE e Badesul.

 

Com decreto de situação de emergência homologado e reconhecido

 

Cristal

 

Amaral Ferrador

 

Hulha Negra

 

Morro Redondo

 

Pedras Altas

 

Canguçu

 

Cerro Grande do Sul

 

Arroio do Padre

 

São Jerônimo

 

 

 

Com situação de emergência decretada

 

 

 

Turuçu

 

Candiota

 

Bagé

 

Cerrito

 

Piratini

 

Camaquã

 

São Lourenço do Sul

 

Dom Feliciano

 

Tapes

 

Chuvisca

 

Sertão Santana

 

Herval

 

Santana da Boa Vista

 

Pinheiro Machado

 

 


Texto: Cassiane Osório/Secom

Edição: Leonardo Nunes/Secom



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas