1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PARADA 102
Início: 17:00 - Término: 19:00
Com: MARCOS AVOZANI
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO OUVIU MAIS DE 1,6 MIL GESTORES DE ESCOLAS DO RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a nona etapa que ocorreu nesta quarta-feira (21) em Santa Maria, mais de 1,6 mil diretores de escolas já conversaram com o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, no Bate-Papo com os Diretores. Desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), o projeto aproxima a diretoria da Seduc dos gestores de escolas para traçar um panorama atualizado sobre os problemas e as soluções das escolas públicas gaúchas. Nesta quinta-feira (22), a ação ocorre em Santa Cruz do Sul e reunirá diretores das 6ª (Santa Cruz) e 3ª (Estrela) Coordenadorias Regionais de Educação.



O evento desta quarta-feira (21), que reuniu os gestores escolares da 8ª e 24ª CREs (sedes em Santa Maria e Cachoeira do Sul), teve a participação de um diretor com necessidade de tradução em libras. Jeferson de Oliveira Miranda, da Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Cóser, de Santa Maria, foi um dos 156 diretores participantes. Com auxílio da intérprete Marenize Eder, coordenadora pedagógica da escola, ele contou um pouco da história do estabelecimento de ensino. Pediu aumento para a carga horária de projetos, apoio para o transporte escolar e a presença de mais um vice-diretor para a unidade de pouco menos de 100 alunos, que atende da Educação Infantil Fundamental e tem curso especial para alunos com necessidade de estimulação essencial.



"Vamos tentar viabilizar isso, pois essa escola é modelo para estes alunos", afirmou o secretário Krummenauer. O projeto deverá contar com a participação da professora Maria Esther Gomes de Souza, assessora da Educação Especial da 8ª CRE - intérprete de libras - que começou a perder a audição depois de adulta e, por isso, acredita ter facilidade em compreender as agruras dos alunos com deficiência auditiva.


Palestra



Na abertura do evento, o secretário palestrou durante cerca de 50 minutos. Ele enfatizou a influência das novas tecnologias no mercado de trabalho e mostrou o quadro previsto pelos especialistas para o emprego num futuro próximo, sobretudo na área da educação.



Depois, os participantes foram divididos em grupos de até 40 pessoas - cada turma em uma sala. Simultaneamente, enquanto Ronald ouvia um a um os diretores, à frente de cada um dos outros três grupos havia diretores da Seduc explicando o funcionamento de seus departamentos e esclarecendo dúvidas dos diretores.


Participaram os diretores Rogério Leal (Administrativo), Paulo Rezende (Logística), Adilson Antunes (Recursos Humanos), Sonia Schnneider (adjunta do RH) e Raquel Padilha (adjunta do Pedagógico), além da coordenadora das Comissões Internas de Prevenção à Violência nas Escolas (Cipave), Luciane Manfro.


O diretor das CREs, Carlos Norberto Fraga, também participou da ação e ficará responsável por compilar todos os dados obtidos no Bate-Papo para que a Seduc identifique os problemas mais recorrentes e adote as medidas necessárias - a previsão é de que esses dados sejam totalizados até maio. "Alguns problemas já conseguimos identificar como comuns a quase todas as escolas, como a instalação elétrica precária. Medidas já estão sendo trabalhadas", informou o diretor.



"A repercussão não poderia ter sido melhor entre os diretores. Conversei com vários e todos ficaram bastante satisfeitos com a atenção que receberam. Claro, todos sabem que isso não vai automaticamente resolver todos os problemas, mas o diálogo é sempre um passo importante para se chegar a soluções", declarou o coordenador da 8ª CRE, Luiz Carlos Eggres. Na próxima semana, com o Bate-Papo em Taquara (27) e Gravataí (28), o evento chega à Região Metropolitana. O último encontro está marcado para o dia 13 de abril, em Canoas.



Calendário



27/3 - Taquara (2ª CRE)
28/3 - Gravataí (28ª CRE)
2/4 - Osório (11ª CRE)
5, 6 e 9/4 - Porto Alegre
10/4 - Guaíba (12ª CRE)
13/4 - Canoas (27ª CRE)

 

 



Secretário Ronald Krummenauer ouviu demandas de diretores de Santa Maria e Cachoeira do Sul - Foto: Renato

Gava/Seduc 

 


Texto: Renato Gava/Seduc

GOVERNO DO RS





 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas