1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA RURAL
Início: 05:30 - Término: 08:00
Com: ZÉ CARLOS
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

RELATÓRIO REVELA CAUSA DA MORTANDADE DE PEIXES EM SÃO MARTINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um relatório de vistoria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apurou a causa da mortandade de peixes na Linha Mineiro, interior de São Martinho. De acordo com o documento elaborado pela equipe do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado do Noroeste, o fato aconteceu em função do escoamento de fezes e urinas de suínos e bovinos no Lajeado Mineiro, afluente do Rio Inhacorá. "O único fator que poderia ter provocado isso são os dejetos de criações da atividade rural", afirmou a coordenadora do Balcão, Elenir Linauer.



A investigação teve início na última segunda-feira (19). Após receber imagens de peixes mortos, a Fepam reuniu órgãos ambientais e elaborou um plano de ação. Participaram da operação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária de São Martinho. Segundo Elenir, essa é a primeira vez que a Fepam registra um fato deste tipo naquela região. "O excesso de matéria orgânica no rio impactou o curso hídrico, determinando a redução do oxigênio disponível na água e acarretando a morte dos peixes", afirmou. Foram encontrados lambaris, jundiás e cascudos mortos.



O relatório também aponta que cinco propriedades rurais do entorno podem ter contribuído para a contaminação do curso hídrico. Ao todo, oito estabelecimentos passaram por vistoria. Em uma das propriedades, a equipe reparou sinais de que poderia ter ocorrido transbordamento da esterqueira, local onde são depositados os dejetos da suinocultura. A Fepam solicitou ao empreendedor a regularização imediata da estrutura como condicionante para a retomada das atividades.



A equipe também coletou, em pontos estratégicos, amostras de água que serão analisadas pela Coordenadoria Regional da Secretaria da Saúde do Estado. Depois da conclusão do relatório, será feito um auto de constatação no sistema da Fepam. Caberá à Divisão de Fiscalização analisar a emissão de multa aos proprietários dos estabelecimentos rurais.

 



 

 

Texto: Maurício Tomedi/Sema

GOVERNO DO RS



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas