1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA RURAL
Início: 05:30 - Término: 08:00
Com: ZÉ CARLOS
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

DIFUNDINDO ARTE E CULTURA NA REGIÃO NOROESTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grande Expediente desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, foi ocupado pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que homenageou o Cine Globo, cuja história iniciou em Três Passos e hoje é uma referência na região Noroeste do RS.

 

A parlamentar lembrou que o cinema dá a possibilidade do cidadão sair de seu cotidiano, e conhecer novas culturas, novos países, aprender sobre eventos históricos e personagens conhecidos, estando aí uma arte de contar histórias, das principais qualidades desta arte. “Hoje tenho a gratificante missão de contar a história do Cine Globo, o Cinema de Três Passos, que agora se expande pela região Noroeste, levando lazer e cultura para os gaúchos”, explica Zilá.

 

Ex-prefeita de Três Passos, ela enfatizou que a história do Cine Globo não pode ser contada sem reverenciar a Família Levy. “Foi graças a eles, que tiveram persistência, e acreditaram em seus sonhos, que hoje o cinema é realidade em Três Passos, Santa Rosa e Palmeira das Missões, e ainda este ano deve iniciar a construção em Ijuí”, explica a deputada.

 

A deputada relatou cronologicamente toda a trajetória de mais de meio século do Cine Globo. Desde o início, quando era administrado por Juninho Bertin, conseguiu melhor atender os visitantes graças à parceria com a Família Levy, que se tornou sócia do empreendimento ao ceder dois geradores. Em 1950 Alberto Levy tornou-se proprietário único do Cine Globo e a família mudou-se para Três Passos.

 

Nesta época o imóvel onde as projeções aconteciam foi solicitado para a instalação do cartório. Assim, Levy comprou o terreno onde hoje está instalado o Cine Globo e uma olaria que auxiliou na construção do novo prédio. A construção demorou um pouco mais do que o previsto, já que um vendaval derrubou parte da estrutura construída, mas com persistência a família refez a obra, cuja reinauguração aconteceu no final de 1955.

 

A deputada Zilá lembrou de todo o empenho de Alberto Levy, que acompanhou a trajetória do Cine Globo até o ultimo dia de sua vida, falecendo aos 96 anos e deixando o legado que hoje segue administrado por sua família. E também de Brasilio Bourscheid, o primeiro operador, que ainda vive em Três Passos.

 

“Nesta história do Cine Globo, vemos que há sucessão familiar, uma paixão que é passada de geração para geração. Empreendedores, dedicados a disseminar a arte e a cultura. Superando dificuldades e que, com uma boa gestão, seguem ampliando o número de salas de cinema na região, disputando com os altos custos, a tecnologia, vídeos, celulares e TVs a cabo”, finalizou Zilá Breitenbach.

 

PALCO DE GRANDES FESTIVAIS

 

No palco do Cine Globo acontece o Festival de Cinema de Três Passos, com a exibição anual de curtas-metragens nacionais, incentivando a produção audiovisual no interior. E o Festival de Rock no Cinema, o Cine Rock, que surgiu para incentivar a formação de novas bandas e apoiar os talentos locais. O evento é realizado no mês de julho, o mês do Rock N’Roll.

 

REPRESENTATIVIDADE:

 

Participaram da homenagem os integrantes da Família Levy: Roberto Levy (presidente do Cine Globo Três Passos) e a esposa Vilma, Roberto Levy Filho (gerente do Cine Globo), Gilberto Levy e a esposa Yeda, a representante da Câmara de Vereadores de Três Passos, vereadora Rosani Antunes, o secretário municipal de Cultura de Ijuí, Sérgio Augusto Correa, secretário de Cultura de Santa Rosa, Rafael Rufino, e de Palmeira das Missões, o ex-secretário de Cultura, Hermes Garcia.

 

 



Bethania Haas Loblein

Jornalista



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas