1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA HITS
Início: 13:10 - Término: 16:00
Com: KÁTIA DANETTE
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

PROGRAMA MULHERES COOPERATIVISTAS DA COOPER A1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cooper A1 aderiu ao Programa Mulheres Cooperativistas desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e iniciou, nas últimas semanas, mais duas turmas com a participação de 75 mulheres cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O curso modular tem duração de aproximadamente quatro meses, totalizando 112 horas de formação. Sua estrutura está embasada em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista protagonismo feminino e organização do quadro social.


O programa conta com a participação de mulheres de todos os municípios da área de atuação da Cooper A1 em Santa Catarina. Nos dias 24 e 25 de maio, iniciaram os trabalhos de sensibilização da turma da região de Iporã do Oeste, reunindo mulheres dos municípios de Iporã, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte e Descanso, e nos dias 07 e 08 de abril iniciou a turma da região de Palmitos, com mulheres dos municípios de Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí.


Segundo o coordenador de Promoção Social da Cooper A1, Lucinei Rodrigo Bohn, ao aderir este programa de formação, a Cooper A1 vê uma oportunidade de trabalhar ainda mais o 5º princípio do cooperativismo. “Queremos trabalhar a educação, formação e informação, trazendo para todas as mulheres envolvidas na capacitação cooperativista, conscientizando, preparando e organizando as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social da cooperativa”.


O presidente da cooperativa, Elio Casarin, destacou a oportunidade de a cooperativa ser uma das primeiras a aderir a este novo programa de formação oferecido pelo Sescoop/SC, ainda no ano de 2014. “Comunidade com cultura é comunidade com liberdade. Nós prezamos isto na Cooper A1, pois, entendemos que a educação oportuniza o crescimento de cada pessoa e da cooperativa como um todo. Que este curso promova ainda mais o protagonismo feminino na cooperativa, fortaleça o autoconhecimento, a autoestima e o conhecimento destas mulheres sobre do cooperativismo e sua cooperativa”.


O pedagogo, especialista em Juventude Contemporânea e em Cooperativismo com ênfase na Organização do Quadro Social, Ney de Almeida Guimarães, fez a sensibilização com as mulheres da Cooper A1. Ele destacou que a intenção do programa é a formação de líderes dentro das cooperativas. “No programa, elas conhecem o cooperativismo, as cooperativas nas quais estão incluídas e tem a oportunidade de formar o núcleo feminino. A mulher por vocação é educadora. Ela tem maior envolvimento e, ao perceber a essência do cooperativismo, começa a disseminar a prática. Quando elas compreendem o que é o programa, acolhem e o grau de fidelidade é muito grande”, comenta.


Mulheres Cooperativistas


O Programa Mulheres Cooperativistas, que iniciou experimentalmente no ano passado, nas cooperativas Coopersulca, de Turvo, e Coopera, de Forquilhinha. Depois da apresentação e aprovação dos resultados obtidos em 2013, a formação foi disponibilizada para as cooperativas que demonstrassem interesse em participar.


Com isso, cada cooperativa pode convidar até 45 mulheres associadas, esposas e filhas de associados. O programa Mulheres Cooperativistas tem 112 horas e está estruturado em sensibilização, seis módulos de 16 horas cada e finalizada com encerramento de entrega dos certificados, totalizando uma carga horária de 112 horas.

 

 

Mais 75 mulheres estão integrando ao programa



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas