1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA RURAL
Início: 05:30 - Término: 08:00
Com: ZÉ CARLOS
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

CLIMA FAVORECE IMPLANTAÇÃO DAS CULTURAS DE INVERNO NO RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semeadura do trigo avançou na última semana e a perspectiva de estabelecimento das lavouras é muito boa em função da umidade e das condições climáticas favoráveis até o momento, apesar dos transtornos causados pelo temporal ocorrido na madrugada da terça-feira (12/06). De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14/06), a área cultivada com o cereal atinge 45% da área no Estado, sendo que nas regiões administrativas da Instituição de Santa Rosa e Ijuí esse percentual ultrapassa pouco mais de 60%.

 

Produtores que cultivam trigo avaliam positivamente a atual cotação do produto, que na semana atingiu os R$ 41,07 pela saca de 60 quilos. “Especula-se que, uma vez mantido, tal valor poderá garantir pequena rentabilidade para a atividade nesta safra”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

 

A cultura da canola está em final de implantação, restando poucas áreas a serem semeadas. As lavouras apresentam boa emergência e os produtores continuam a realizar a aplicação de herbicidas pelo grande volume de azevém e aveia já emergido na cultura. “As condições de clima ameno vêm favorecendo o crescimento das plantas, proporcionando rápido acúmulo de matéria seca nas lavouras. A cultura em seus estágios iniciais tem boa resistência a variações climáticas, mas com a boa umidade e temperatura, o desenvolvimento inicial deve garantir produtividades superiores às obtidas na safra passada”, explica Moura.

 

A cevada também está em implantação no RS, especialmente na calota Norte do Estado. Produtores realizam tratos culturais, e as primeiras áreas em desenvolvimento se encontram com bom padrão. Na próxima edição do Informativo Conjuntural, a Emater/RS-Ascar divulgará os primeiros dados da lavoura no RS.

 

 

 



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

imprensa@emater.tche.br



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas