1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
VIDA NO CAMPO (MPA/COOPERAR)
Início: 05:50 - Término: 06:30
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INICIA MOBILIZAÇÃO PARA O SEGUNDO DIA D DA BNCC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, nesta quinta-feira (21), a mobilização para o segundo Dia D da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ocorre em todo o estado, no próximo dia 6 de julho, destacando a construção do Referencial Curricular Gaúcho. Pela manhã, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), ocorreu um encontro de capacitação com as chefias pedagógicas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para tratar do tema. Durante à tarde, no Auditório do Prédio 50 da PUC-RS, no 8ª Encontro de Gestores Pedagógicos, foi a vez de dialogar sobre o assunto com os representantes das escolas privadas.


De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, o período de contribuição dos professores, na plataforma digital do Referencial Curricular Gaúcho, se encerrou no dia 30 de maio. Entretanto, no segundo dia D da BNCC, a plataforma está disponível novamente para que os professores façam uma reflexão coletiva sobre o tema. “Teremos um segundo dia de mobilização para aprimorar as contribuições que já foram destacadas. É muito importante que todos participem deste processo, que norteia os currículos das escolas estaduais, municipais e privadas a partir de 2019”, explica.


Conforme a presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Veríssimo, o ensino baseado na memorização está defasado em relação aos alunos de hoje. Para ela, esta é a hora da mudança. “As escolas, do jeito que estão, não atraem os alunos. A evasão ainda é grande e o ensino não dá conta de incluir os avanços tecnológicos no aprendizado. Precisamos ir em frente”, destaca.


A etapa seguinte será até o final do mês de julho, quando ocorrem audiências públicas sobre o tema, com a participação de toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul.


Sobre a BNCC 


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando onde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.


Referencial Curricular Gaúcho


Para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria, via Departamento Pedagógico, busca junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa a agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, a ideia é de que estas mudanças ocorram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

 

 



A plataforma estará disponível novamente para que os professores façam uma reflexão coletiva sobre o tema - Foto: Diego da Costa

 

 


Texto: Diego da Costa/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom

 



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas