1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
 
 
« Voltar

ESTADO E FECOMÉRCIO ENCAMINHAM ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAÇÃO DE IMIGRANTES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma rede de parcerias está sendo formada entre o governo do Estado e a Fecomércio para auxiliar os imigrantes, especialmente haitianos e senegaleses, que vivem do comércio informal. A iniciativa visa buscar novos parceiros para a formação profissional desses imigrantes bem como domínio da língua portuguesa e empreendedorismo.

 

A decisão foi tomada esta semana em reunião com a participação de diretores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Fecomércio e da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS).

 

Nos próximos dias, dirigentes de entidades representativas dos imigrantes serão ouvidos para uma avaliação sobre os cursos profissionalizantes mais adequados e infraestrutura necessária para a capacitação. A partir desta identificação outras entidades serão convidadas a participar da rede.

 

A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SDSTJDH, Maria da Graça Paiva, fez um relato sobre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, especialmente por causa das barreiras da língua e do não reconhecimento de diplomas, e apontou a qualificação profissional como uma saída para amenizar a situação.

 

O diretor executivo do Sindióptica RS, Roberto Tenedini, disse que a situação está difícil, também, para os brasileiros. O mandatário frisou, porém, que uma solução precisa ser tomada para evitar o comércio informal que traz enormes prejuízos ao comércio e à população que acaba consumindo produtos inadequados como óculos.

 

O diretor técnico da FGTAS, Darci Cunha, relatou as dificuldades para conseguir colocação de emprego a imigrantes, porém, os que conseguem são reconhecidos pelos patrões como “muito bons”. A coordenadora de Igualdade Étnica e Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Tânia Neves de Paula, informou que, além da dificuldade com o idioma, os haitianos e senegaleses reivindicam a revalidação dos diplomas (onde não precisem refazer todo o curso) e sejam reconhecidos como imigrantes e não como refugiados.

 

Uma nova reunião entre representantes do governo do Estado e da Fecomércio definirá os primeiros cursos e a infraestrutura a serem oferecidos. Também participaram do encontro o diretor do Departamento do Trabalho da SDSTJDH, Denoir da Silva, a assessora do DDHC, Márcia Sigal, os técnicos da FGTAS, Carlos Muccavini e Gizelda Costa, e o advogado da Fecomércio Renan Gonçalves.

 

 

 



 

Texto: Ascom SDSTJDH



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas