1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA RURAL
Início: 05:30 - Término: 08:00
Com: ZÉ CARLOS
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

CONFERENCIA DE SAÚDE INDÍGENA DO GUARITA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Terra Indígena do Guarita deu início nesta terça-feira 16/10, a Conferencia de Saúde Indígena do Guarita, com encerramento previsto nesta quarta-feira, 17/10.


Participam autoridades ligadas a área da saúde dos municípios de Tenente Portela e Erval Seco, representantes da Funai, Sesai e Emater, representante do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, liderança do Cacique Carlinhos Alfaiate e comunidade indígena.


A conferência é um preparativo a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) que será realizada de 27 a 31 de maio de 2019 e as etapas locais e distritais devem ocorrer até 31 de dezembro de 2018.


A 6ª CNSI ocorre num momento político crítico na história recente do país quando há uma crise institucional generalizada e são muitas as iniciativas de encolhimento dos direitos coletivos e seguridade social, especialmente através de cortes nos investimos públicos e do enfraquecimento direitos dos povos indígenas e demais minorias.


Neste sentido, um dos pilares da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será a defesa da saúde como direito de todos, que só poderá ser garantida pela manutenção e fortalecimento do SUS. Entre os objetivos da conferência está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada em 2002, para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.


A conferência, que tem como tema central "Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas", deverá reunir cerca de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros.


O documento orientador, que deve nortear os eventos locais, distritais e nacional para a 6ª CNSI, foi aprovado na 306ª Reunião Ordinária (RO) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada nos dias 6 e 7 de junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Fonte: Ascom CNS

 Fotos: Alexandre Ribeiro Mineiro



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas