1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA BANDA
Início: 19:00 - Término: 22:00
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

PRAZO PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA NO PRIMEIRO TURNO TERMINA NESTA QUINTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 7 de outubro, encerra-se nesta quinta-feira (6). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqueles que não votaram no primeiro turno precisam regularizar sua situação eleitoral.


Conforme o TSE, a quitação eleitoral é exigida para posse em cargo público, matrícula em instituições de ensino superior e emissão de passaporte, por exemplo. No caso de servidor público, a regularidade eleitoral é condição para recebimento do salário. Após três ausências consecutivas às urnas, o eleitor tem o título cancelado.


A justificativa pode ser feita pela internet, no Sistema Justifica, disponível nos portais dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no menu de serviços ao eleitor. Neste caso, o eleitor deve preencher o formulário online, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O sistema emite o protocolo para acompanhamento do pedido.


O eleitor também pode ir a um cartório eleitoral, preencher o formulário disponível nesses locais e nos portais dos tribunais eleitorais. A documentação deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviada por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor é inscrito. É preciso anexar ao formulário a comprovação do motivo da ausência nas eleições.


Residentes no exterior

Os brasileiros residentes no exterior inscritos para votar, mas que não compareceram às urnas, também precisam justificar a ausência.



Nesse caso, o requerimento de justificativa eleitoral deve estar acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e da comprovação do motivo da ausência. A justificativa pode ser entregue nas representações diplomáticas brasileiras ou enviada pelo Sistema Justifica.

 

 

Justificativa pode ser feita nos cartórios eleitorais ou pela internet, no Sistema Justifica - Arquivo/Agência Brasil



 

AGÊNCIA BRASIL



 



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   BRIGUINHA BOBA PÃ PÃ RÃ PÃ PÃ
Lucas Lucco
02   QUEM ME DERA
Márcia Fellipe Part.Jerry Smith
03   VINGANÇA
Luan Santana Ft.Mc Kekel
04   TIJOLINHO POR TIJOLINHO
Enzo Rabelo Part.Zé Felipe
05   PERFECT
Ed Sheeran
06   ATRASADINHA
Felipe Araújo Part. Ferrugem
07   COZUMEL
Janaynna Feat. Humberto & Ronaldo
08   ESSE BRILHO É MEU
IZA
09   A REZADEIRA
Projota
10   ELA É SÓ DELA
Lucas Lucco Part.Mc Kevinho
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas