1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA POP
Início: 01:00 - Término: 04:00
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

PRAZO PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA NO PRIMEIRO TURNO TERMINA NESTA QUINTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 7 de outubro, encerra-se nesta quinta-feira (6). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqueles que não votaram no primeiro turno precisam regularizar sua situação eleitoral.


Conforme o TSE, a quitação eleitoral é exigida para posse em cargo público, matrícula em instituições de ensino superior e emissão de passaporte, por exemplo. No caso de servidor público, a regularidade eleitoral é condição para recebimento do salário. Após três ausências consecutivas às urnas, o eleitor tem o título cancelado.


A justificativa pode ser feita pela internet, no Sistema Justifica, disponível nos portais dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no menu de serviços ao eleitor. Neste caso, o eleitor deve preencher o formulário online, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O sistema emite o protocolo para acompanhamento do pedido.


O eleitor também pode ir a um cartório eleitoral, preencher o formulário disponível nesses locais e nos portais dos tribunais eleitorais. A documentação deve ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviada por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor é inscrito. É preciso anexar ao formulário a comprovação do motivo da ausência nas eleições.


Residentes no exterior

Os brasileiros residentes no exterior inscritos para votar, mas que não compareceram às urnas, também precisam justificar a ausência.



Nesse caso, o requerimento de justificativa eleitoral deve estar acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e da comprovação do motivo da ausência. A justificativa pode ser entregue nas representações diplomáticas brasileiras ou enviada pelo Sistema Justifica.

 

 

Justificativa pode ser feita nos cartórios eleitorais ou pela internet, no Sistema Justifica - Arquivo/Agência Brasil



 

AGÊNCIA BRASIL



 



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   DOIS COPOS
Papatinho Ft.Ferrugem, Kevin O Chris, L7NNON
02   QUERO QUERO
Barbara Carrie
03   SOLTERICE AGUDA
Luiza & Maurílio
04   SURTO DE AMOR
Bruno & Marrone Part. Jorge & Mateus
05   VAMOS VIRAR LENDA
Tribo da Periferia
06   ME ARREPENDI
Sorriso Maroto Part.Ferrugem
07   ROLA UM LOVE
Dilsinho Ft.MC Kevinho, Dennis DJ
08   A DONA DO MEU SOFRIMENTO
Thiago & Graciano Part.Matheus Marcolino
09   ME AJUDA A TE AJUDAR
Jeito Moleque Part.Bruninho & Davi
10   BEBAÇA
Marília Mendonça Part.Maiara & Maraisa
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas