1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
SINTONIA LIVRE
Início: 10:00 - Término: 12:00
Com: MARCOS GUTERRES -
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

PERCENTUAL DE FAMÍLIAS COM CONTAS EM ATRASO RECUA PARA 16,3% EM NOVEMBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), em novembro, mostrou que 64,1% das famílias entrevistadas estão endividadas. O indicador é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira, 10 de dezembro. A pesquisa mostra também que o percentual dos entrevistados que se considera muito endividado caiu bastante em relação ao que foi registrado no mesmo período em 2017 (20%), e ficou em 7%. Segundo a entidade, ao longo de 2018, houve um aumento do percentual total de endividados nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos e uma redução em famílias com renda inferior.

 

Em novembro, a parcela da renda comprometida com dívidas também caiu em relação ao mês anterior, fechando em 29,5%. Na média em 12 meses, o tempo de comprometimento com dívidas foi de 6,3 meses, numa leve queda em relação ao mês anterior, que era de 6,6 meses. O cartão de crédito segue sendo o principal causador de endividamento, segundo 89,2% dos endividados, seguido dos carnês (17,8%), crédito pessoal (12,2%) e financiamento de carro (5,1%).

 

A melhora da economia e, por consequência, o aumento da oportunidade de trabalho tem influenciado diretamente no índice que avalia o percentual de famílias com contas em atraso. Em novembro, ele registrou uma queda de mais de 20 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 16,3% - é o menor valor para a parcela desde janeiro de 2015. O tempo médio de atraso das dívidas também diminuiu no período de um mês, passando de 49,6 dias em outubro para 46,3 dias em novembro.

 

O grau de persistência da situação de inadimplência dos gaúchos, medido pelo percentual de famílias que não terá condições de pagar suas dívidas em atraso, também caiu, saindo de 10,3% em novembro de 2017 para 4,7% agora. De acordo com a Fecomércio-RS, mesmo que o total de famílias endividadas no RS seja maior do que na média dos estados - comparando as capitais - os dados relativos à inadimplência melhoraram muito em 2017, o que revela um endividamento mais responsável por parte dos consumidores.  Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a melhora da economia, com a criação de mais vagas e oportunidades, é fundamental para para que a inadimplência permaneça controlada. “Com a confiança de que o dinheiro irá entrar e que as dívidas serão quitadas, as pessoas se sentem mais seguras e compram mais. Inadimplência baixa é bom para todos, consumidores e lojistas”, conclui.

 

 

 

Fecomércio RS



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas