1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA HITS
Início: 13:10 - Término: 16:00
Com: KÁTIA DANETTE
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

CAMPONESES CELEBRARAM A TRADIÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizada no dia 02/02/2019 pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com a Participação da Cooperbio, cerca de 500 participantes de varias regiões do estado estiveram prestigiando na localidade de Linha Tessoura interior de Seberi/RS a quinta edição da festa das sementes crioulas, a cada ano reafirma o objetivo de lembrar a importância da soberania  alimentar e promover a recuperação da diversidade das sementes,  a afirmação da alimentação saudável e a valorização do cuidado com o meio ambiente”, conforme afirmou Maria Cazé, integrante da direção nacional do MPA, que veio do Piauí especialmente para participar do evento. Para ela, apesar das dificuldades que o campesinato enfrenta historicamente, a militância do MPA mostrará que está mais uma vez pronta a dar sua contribuição na história para construir um país mais justo, com igualdade e soberania.


Frei Sérgio Görgen afirmou que o campesinato brasileiro tem três grandes desafios em seu norte próximo: organizar o povo na defesa dos seus direitos; firmar um projeto voltado à produção de comida saudável e recuperar a democracia no país. “Hoje estamos reunidos num momento festivo, de celebração, de congraçamento, mas também é momento de relembrarmos nossa história, nossas lutas e nossas conquistas. Sabemos das dificuldades do presente, mas não vamos perder a visão do futuro, a visão do nosso projeto histórico, da nossa utopia, daquilo porque nós lutamos”, afirmou. Relembrando as lutas empreendidas pelas gerações passadas, Görgen relembrou a todos que a história não termina nesta geração e que é preciso também plantar e lutar pelas gerações futuras.


Delegações de todas as regionais do MPA no RS, oeste Catarinense e ainda representantes do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco estiveram presentes, trazendo produtos agroecológicos, sementes crioulas e saberes a compartilhar com camponeses e camponesas da localidade e região, bem como com os moradores urbanos de Seberi e das cidades vizinhas que estiveram presentes. Entre as autoridades, pronunciaram-se reconhecendo a importância do segmento camponês o deputado estadual Edegar Pretto e o prefeito municipal Cleiton Bonadimann.


O evento realizado pelo MPA já se tornou uma referencia para o segmento da Agro ecologia. Desde já fica confirmada a realização da VI Festa das Sementes Crioulas em 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 



 

MPA

Fotos: Vanderlei Lunardi



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas