1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PLANETA POPULAR
Início: 19:00 - Término: 21:00
Com: MARCOS GUTERRES -
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

VERÃO AQUECE TEMPERATURA E PREÇOS DE PRODUTOS TÍPICOS DA ESTAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O verão de 2019 é um dos mais quentes da história, e o calor é sentido não apenas na pele, mas também no bolso das famílias. Vários produtos de maior consumo na estação apresentaram aumentos de preços acima da inflação de janeiro, que teve alta de 0,32%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na sexta-feira (8) pelo IBGE.


É o caso, por exemplo, das frutas, que tiveram alta de 2,26% em dezembro de 2018 e de 2,38% em janeiro de 2019. O preço desses produtos costuma dar um salto em janeiro, para depois desacelerar nos meses seguintes.


O analista do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, André Almeida, explica que os preços das frutas sobem no verão por conta de fatores relacionados à oferta e à demanda, e que temperaturas mais elevadas aumentam a procura por frutas mais tropicais, como o abacaxi: “no lado da oferta, a dificuldade de colheita em época de chuvas diminui a disponibilidade do produto nos mercados. Quanto à demanda, nos meses quentes esses produtos são mais consumidos, pressionando os preços”.


O calor também provoca uma corrida às lojas de eletrodomésticos. Em janeiro, o aparelho de ar-condicionado aumentou 4,37%, enquanto o ventilador subiu 3,10%. “Pôde-se observar locais no Rio de Janeiro que esgotaram os estoques desses produtos devido à alta procura”, diz o analista do IBGE.


Já outros itens, como as excursões, apresentam altas concentradas no período de férias escolares. Esse item teve alta 1,08% em dezembro e 6,77% em janeiro, e a tendência é que ocorram desacelerações e quedas gradativas nos meses seguintes, como em anos anteriores. Já a demanda por consumo de alimentos fora do domicílio acompanha as férias e o carnaval, por isso o pico pode se situar em fevereiro ou março, conforme o calendário.

 



Produtos de maior consumo no verão costumam ter aumento de preços acima do IPCA - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

 


Repórter: Eduardo Peret

IBGE



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas